Tudo que me protege me sufoca, tudo que me serviu pra vir até aqui em algum momento vai me atrapalhar. A forma mais exata para produzir um imbecil é mimando-o. O mimo é a fórmula infalível para produzir um idiota. Basta protege-lo totalmente do mundo, e ele vai chegar ao mundo como um pintinho incapaz de romper a casca.
Quem mima filhos lança uma mensagem equivocada. A mensagem de que essa criança vai encontrar em todo adulto: pai e mãe. [Mas] ela não vai encontrar pai mãe, ela vai encontrar genro, nora, chefe, síndico e sogra. E ela não está preparada pra isso. Ela está preparada para [um] pai e [uma] mãe que dizem sim e acham maravilhoso tudo que ela faz.
Cabe aos pais protegerem, alimentarem, amarem, vacinarem, impedirem predadores… Mas [também] deixar cair e esfolar o joelho; deixar ir mal na escola, se for culpa dela, e a fazer entender que cada ação corresponde a uma reação: ‘se você perdeu a prova é um problema seu’, ou dizendo, como minha mãe dizia com delicadeza pedagógica: ‘tudo que começa com eu é seu’ ‘- eu estou… é seu, não precisa nem trazer’ ‘- eu estou cansado… é um problema seu’ não me traga problemas que comecem com ‘eu’ só traga problemas que comecem com ‘nós’. O eu é um problema seu”.
POR: LEANDRO KARNAL