FOTO: ILUSTRAÇÃO/NET/CABINE DE VÔO |
24/08/2024
Um documento do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra), divulgado pelo Arquivo Nacional, revelou que um avião da Gol precisou realizar uma “manobra evasiva” para evitar uma colisão com um objeto voador não identificado (OVNI) em 2014. A informação foi destacada em uma reportagem da CNN.
Segundo o registro oficial (veja abaixo), o incidente ocorreu por volta das 12h10 do dia 24 de janeiro de 2014, próximo ao município de Quixadá, no Ceará, a aproximadamente 170 quilômetros de Fortaleza. A aeronave da Gol, que operava o voo 9109, tinha decolado de Brasília com destino a Fortaleza.
O documento detalha que um objeto grande e de cor branca foi avistado em velocidade “supersônica” na região. O objeto, que se movia em “ziguezague” de leste para oeste, não deixou rastros visíveis. No momento do avistamento, o avião da Gol estava em procedimento de descida para o aeroporto de Fortaleza, voando a uma altitude entre 33 mil e 35 mil pés (aproximadamente entre 10 mil e 10,6 mil metros).
“O GL09109 fez manobra evasiva para evitar colisão com o OVNI”, afirma o relatório. O documento, entretanto, não fornece detalhes sobre o prefixo ou o modelo da aeronave da Gol envolvida no episódio.
O relatório também menciona que outros dois pilotos avistaram o mesmo OVNI na mesma data. Um deles estava à frente do voo ONE6372, da extinta Avianca Brasil, que seguia de Guarulhos para Fortaleza. Ambos os pilotos relataram ter detectado o objeto apenas pelo Sistema Anticolisão de Bordo (TCAS), indicando que o OVNI se movia muito rapidamente em padrão zigue-zague.
Um terceiro piloto, que voava entre Alagoas e Piauí, relatou ter avistado o mesmo objeto por volta das 12h53, a cerca de 10 mil pés de altitude (aproximadamente 3.200 metros). Assim como o avião da Gol, ele também precisou desviar do objeto misterioso.
A CNN entrou em contato com a Gol para obter um comentário sobre o incidente, mas até o momento da publicação, não havia recebido uma resposta.
No ano passado, a Força Aérea Brasileira (FAB) registrou pelo menos 30 relatos de avistamentos de OVNIs por pilotos em diferentes regiões do Brasil. A maior parte desses avistamentos ocorreu na região Sul, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Um dos relatos mais recentes foi feito no dia 7 de fevereiro, quando um piloto relatou ter visto um objeto circular com luzes vermelhas e verdes, variando de tamanho, e que voava “dez vezes mais rápido que um avião comercial”. O avistamento aconteceu em Navegantes, no litoral de Santa Catarina. E mais: Barroso: plataforma que descumpre ordem deve ser ‘impedida de atuar’. Clique AQUI para ver.