quarta-feira, 4 de outubro de 2017

PODA E CORTE DE ÁRVORES PASSA A SER RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA DE VARGINHA

Em comum acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente o Codema vem a público esclarecer que a partir deste mês a Secretaria Municipal de Meio Ambiente assumirá, como uma de suas atribuições, a autorização para a realização de corte e/ou poda de árvores em Varginha.
Esta medida tem por objetivo repassar à SEMEA uma tarefa até então assumida pelo Codema com competência, mas que a partir de agora será realizada pela Secretaria, a quem competem as funções executivas em relação ao meio ambiente em Varginha.
Porém, a autorização para corte ou poda de árvores no ambiente urbano seguirá os mesmos procedimentos anteriores, onde o interessado (requerente) deverá protocolar seu pedido através do preenchimento de formulário próprio, cujo modelo encontra-se disponível nos sites da Prefeitura e do Codema.
O pedido deve ser feito no setor de protocolo da Prefeitura, na Rua Presidente Antônio Carlos, 356, acompanhado de documentos como: IPTU, projeto de construção de imóvel e outros que comprovem a necessidade de supressão ou poda da árvore.
A SEMEA, através de seu corpo técnico, composto por engenheiro florestal, engenheiro agrônomo e técnico de meio ambiente fará vistoria no local onde se situa a árvore, emitindo parecer sobre o corte/poda. Se for autorizado o corte/poda, o requerente será informado e deverá retirar o documento de autorização na própria SEMEA, que em casos de árvores situadas em logradouros públicos também é a responsável pelo corte/poda. Mas é importante lembrar que em casos de árvores situadas em propriedade particular, cabe ao requerente contratar um serviço especializado para a poda ou retirada da árvore.
É importante ressaltar ainda, que a autorização para cortar uma árvore na cidade implica no cumprimento de medida compensatória à este corte, que poderá ser: o plantio de outra árvore pelo requerente em local adequado, a doação de mudas para plantio em projetos coordenados pelo CODEMA/SEMEA ou doação de materiais para projetos educativos e de plantio, relacionados à arborização urbana. No momento de retirar a autorização o requerente deverá assinar termo de compromisso de medida compensatória.
Mais informações sobre os procedimentos para corte/poda de árvores podem ser obtidas diretamente na SEMEA, pelos telefones 3690-2529, 3690-2311 ou no Codema, pelo telefone 32232788 ou ainda no setor de protocolo da Prefeitura ou através do novo site do Codema: https://www.codemadevarginha.com.br
“Também estamos trabalhando com projetos de plantio comunitário e realizando o inventário das árvores de Varginha, para planejar melhor a arborização da nossa idade. Conheça mais sobre estes projetos visitando no nosso blog: https://varginhamaisverde.blogspot.com.br/”, disse  Jaara Cardoso – Presidente do CODEMA Varginha.