sexta-feira, 6 de outubro de 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL LANÇA A "AFRO-MATEMÁTICA" CONTRA A MATEMÁTICA RACISTA

Em mais um exemplo do nível de loucura e descompromisso com a qualidade acadêmica das universidades federais, a Universidade Federal do ABC (UFABC), a única realmente criada pelo ex-presidente Lula (PT-SP), criou duas novas disciplinas em seu Curso de Licenciatura em Matemática: Estudos Étnicos-raciais e Afro-matemática como Transformadora Social.
A proposta foi criada pelo “Coletivo Negro Vozes” para “combater o racismo na matemática”. De acordo com o coordenador do coletivo, Jorge Costa, “a disciplina de matemática é uma das responsáveis pela exclusão de negros e negras das escolas e consequentemente dos cursos superiores nas áreas tecnológicas”.
Após objeções conceituais do Núcleo Estruturante da Licenciatura em Matemática da UFABC, a disciplina de “Afro-matemática” foi renomeada como Seminários em Modalidades Diversas em Matemática. A ementa e a bibliografia proposta pelo “coletivo”, entretanto, foi a mesma, o que foi comemorado por Jorge: “Este talvez seja o primeiro ou um dos primeiros cursos de licenciatura em matemática que se propõe a discutir o racismo de modo estruturante como uma obrigatoriedade da instituição”.
De acordo com o Ranking Universitário, a UFABC é apenas a 159a em avaliação do mercado de trabalho, enquanto seu curso de matemática é apenas o 77° melhor no mesmo critério. A universidade custa R$ 260 milhões de reais por ano aos pagadores de impostos brasileiros.
A "afro-matemática" utiliza os desenhos Cokwe (de Angola) para demonstrar o Teorema de Pitágoras
A “afro-matemática” utiliza os desenhos Cokwe (de Angola) para demonstrar o Teorema de Pitágoras