segunda-feira, 2 de outubro de 2017

LAGO DE FURNAS QUASE VAZIO

Situação prejudica comerciantes e abastecimento de águas em cidades do Sul de Minas
Uma medição do Operador Nacional do Sistema (ONS) mostra que o Lago de Furnas está 13 metros abaixo no nível normal, o menor nível de água no mês de setembro nos últimos sete anos. Atualmente, o lago registra 23,3% do volume de água no reservatório que é considerado o maior da região Sudeste.
 
Segundo o secretário executivo da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Fausto Costa, a situação prejudica os comerciantes da região.
 
“Além da tristeza [pela situação do lago], nós temos prejuízos sociais, econômicos e ambientais, que atingem todos os municípios e prejudica também os empreendedores que dependem do lago de Furnas, como os restaurantes, bares, hotéis e esportes aquáticos”.

 
 
Ainda segundo a Alago, há relatos de cidades com problemas de abastecimento. A associação não está otimista com as chuvas previstas para os próximos dias pela previsão do tempo. “Não são chuvas volumosas e isso nos preocupa. Para voltar o nível do lago é preciso muita chuva, não só na região, mas também nas nascentes dos rios que abastecem o lago de furnas”.
 
A geração de energia elétrica na região não foi afetada.
 
Nível do Lago de Furnas é o menor em sete anos no mês de setembro.