A Minasul recebe nesta quinta-feira (6) a visita do CEO da Valid Carlos Affonso d´Albuquerque, para oficializar a parceria entre a Cooperativa e a Valid, empresa especializada em certificações e rastreabilidade de toda a cadeia de negócios. Essa parceria resultará em mais serviços oferecidos pela Minasul aos cooperados visando melhorar a gestão, questões de segurança, rastreabilidade, além de controle inteligente dos armazéns, buscando praticidade e produtividade.
A linha agro conta atualmente com os serviços: fazenda digital – que oferece soluções de internet das coisas (IoT) para produtores de café e cooperativas; armazém inteligente – acompanhamento online da movimentação de produtos e lotes dentro dos armazéns, utilizando etiquetas RFID (Radio Frequency Identification); e, em breve, também o marketplace - plataforma segura para a venda de itens de insumo ou consumo entre cooperados, cooperativas e outros players.
As soluções foram desenvolvidas pela startup Agrotopus, levando-se em conta as características e limitações de conectividade nas áreas rurais, utilizando-se da combinação entre processamento local, armazenamento de dados e transferência dos mesmos quando em área de cobertura, viabilizando a solução para produtores de qualquer porte.
A base atual de clientes da Agrotopus é composta por cooperativas de café que representam 40% do mercado brasileiro e a Minasul se desponta dentro deste universo.
Com a aquisição de 51,8% das cotas da Agrotopus pela multinacional brasileira de soluções tecnológicas seguras Valid (B³: VLID3 - ON), tornou-se possível agilizar a ampliação do portfólio de produtos e desenvolvimento de novos serviços. A startup Agrotopus nasceu dentro da Minasul para atender as necessidades de soluções corporativas para a área de automação de processos, inovação de serviços e evolução tecnológica no campo, sendo que com sua aquisição, essa agritech deu início a linha de negócios da Valid especializada em soluções inovadoras para toda a cadeia produtiva agrícola e pecuária. O valor dessa aquisição foi de R$ 6,5 milhões, com foco, no primeiro momento, para a consolidação de soluções ligadas à rastreabilidade segura e certificações sobre a origem e todo processo produtivo exigidas pelo segmento cafeeiro no setor nacional e exportações. Em quatro anos, a empresa deverá representar cerca de 4% da receita total da Valid.
|