sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

TRADIÇÃO: COMPANHIAS DE REIS COMEÇAM PERCORRER RUAS DE VARGINHA


A tradição das Companhias de Reis, que passou a integrar o folclore de Varginha na década de 1930, começa a levar a fé católica aos bairros da cidade a partir desta  semana. São 24 companhias cadastradas no Sistema Municipal de Cultura, que contam com o apoio da Prefeitura de Varginha por meio da Fundação Cultural para a compra de vestimentas típicas, instrumentos musicais, adornos e transporte.


A Folia de Reis foi registrada como patrimônio imaterial de Varginha em 2015 e, em janeiro de 2017, também recebeu o reconhecimento como patrimônio imaterial do Estado de Minas Gerais. De acordo com Lindon Lopes, diretor do Museu Municipal, “a Folia de Reis estabeleceu-se na nossa cidade como um espaço para o resgate e consolidação da memória. Os integrantes cantam a alegria do nascimento do menino Jesus e a visita às casas representa os três reis magos na caminhada para presentear o filho de Deus”.


As visitas às residências vão até 06 de janeiro, Dia de Reis. Um grande encontro das Companhias será realizado no domingo (13/01), com  missa às 14h na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo,  precedida de apresentações na Concha Acústica Mariângela Calil.

Dê Asscom/PMV