domingo, 26 de janeiro de 2020

MORRE, AOS 69 ANOS, O CANTOR MINEIRO TUNAI

O artista, que era irmão de João Bosco, sofreu uma parada cardíaca na madrugada deste domingo (26)


Morreu na madrugada deste domingo (26) o cantor e compositor José Antonio de Freitas Mucci, mais conhecido como Tunai, irmão do também cantor e compositor João Bosco.

Segundo informações de uma das filhas do músico, Daniela, ele sofreu uma parada cardícada de madrugada, em sua casa, no Rio de Janeiro. "O atestado de óbito está registrado às 6h da manhã. A gente ainda está atordoada com o que aconteceu. Muito díficil falar", declarou ela, em entrevista ao Estado de Minas.
                                             A família publicou o seguinte comunicado. 
"Este é um momento pelo qual não esperávamos passar. Com profunda tristeza, familiares comunicam o falecimento do pai, avô, irmão e amigo Tunai. Ele nos deixou na madrugada deste domingo (26) dormindo. Como não estava doente, acreditamos que foi uma parada cardíaca. 
Sempre ativo, estava tocando novos projetos, como a composição de uma nova música para um poema de Fernando Brant com a obra Guerra e Paz.
Engenheiro de (quase) formação e artista por verdadeira vocação, deixa uma obra que faz parte das mais belas páginas da história da MPB. O velório será nesta segunda (27) no Memorial do Carmo, sala 7, a partir das 12h30. A cremação está marcada para as 15h30. "
 Nascido em Ponte Nova, na Zona da Mata, Tunai deixa também o filho André,o neto Fernando e a mulher Regina. Ele iniciou o seu curso de Engenharia Civil na cidade de Ouro Preto, onde também estudou João Bosco. Depois de se transferir para Belo Horizonte, onde concluiu seu curso, trabalhou durante um tempo como engenheiro, mas acabou correndo atrás do grande sonho e vocação: a música.
 
Trabalhou com o letrista Sérgio Natureza, com quem compôs músicas para vários artistas, como Elis Regina, Simone, Gal Costa, Nana Caymmi, Milton Nascimento, Beto Guedes, Roupa Nova, Fafá de Belém, Elba Ramalho e Sérgio Mendes, sempre com sucesso.

Na carreira solo, tornou-se famoso com o hit 
Frisson, do disco Em cartaz (1984), que foi tema da novela Suave veneno, da TV Globo. Entre suas canções mais conhecidas estão Certas canções e As aparências enganam.

Do: UAI