O salário familiar é um benefício equivalente a um valor adicional ao salário de um trabalhador, dependendo do número de filhos ou dependentes até 14 anos, ou de crianças com deficiência de qualquer idade.
Os trabalhadores podem receber R$56,47 para cada criança que quiser atender aos requisitos adequados. Esse acréscimo deve ser pago pelo empregador, que é imediatamente indenizado pela Previdência Social.
No entanto, para receber, o empregado deve fazer um pedido em nome da empresa ou empregador - no caso de empregados domésticos. Um trabalhador único deve solicitar um sindicato ou associação adicional que seja responsável pelos trabalhadores da área.
Quem tem direito a receber um salário familiar?
É importante ressaltar que os benefícios não se limitam a um dos pais. Se duas pessoas, pai e mãe, estiverem empregadas e receberem um salário de até R$1.655,98, ambas podem receber um acréscimo.
Se o trabalhador está afastado do trabalho por doença ou aposentadoria (por idade, invalidez ou idade rural), os pedidos de benefícios devem ser feitos diretamente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
COM: FINANÇAS BRASIL