quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

40 POLICIAIS QUE LIVRARAM A CIDADE DE VARGINHA DE AÇÃO DO 'NOVO CANGAÇO' SÃO INDICIADOS PELA PF: OPERAÇÃO EXTERMINOU 26 BANDIDOS DA MESMA QUADRILHA NA ZONA RURAL DE VARGINHA (MG)

São 24 policiais rodoviários federais e 16 militares do Bope; ação aconteceu em 2021 e, na época, PRF alegou ter sido um sucesso


Operação terminou com 26 criminosos mortos

Operação terminou com 26 criminosos mortos

Polícia Federal/divulgação

A Polícia Federal indiciou 40 policiais por seu envolvimento em uma operação que resultou na morte de 26 pessoas em Varginha (MG), cidade localizada a cerca de 310 km de Belo Horizonte, em 31 de outubro de 2021. Entre os indiciados, 24 são membros da equipe de elite da Polícia Rodoviária Federal (PRF), enquanto os outros 16 são do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Minas Gerais.

O inquérito e o laudo da PF que fundamentaram essa decisão totalizam mais de mil páginas. Embora a PRF tenha considerado a operação bem-sucedida contra o crime organizado na época, a análise pericial subsequente revelou que algumas vítimas foram mortas sem estarem armadas, enquanto outras estavam deitadas escondidas embaixo de mesas.

Os 40 policiais foram indiciados por homicídio qualificado, tortura e fraude processual.

A operação visava combater uma investida planejada por um grupo de assaltantes de banco. Os criminosos eram provenientes de seis estados (Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Rondônia e São Paulo), com a maioria deles tendo registros anteriores na polícia.

Um trecho do laudo da PF descreve: 
 
"O roubo estava planejado para ocorrer no dia seguinte à intervenção policial. Os criminosos, totalizando 26, foram mortos durante os confrontos. Nenhum policial foi ferido. A ação ocorreu em dois locais onde os criminosos estavam divididos para planejar e executar o crime"


.