quarta-feira, 11 de abril de 2018

CEMIG ORIENTA SOBRE SUSPENSÃO DE FORNECIMENTO DE ENERGIA POR FALTA DE PAGAMENTO



A falta de pagamento da conta de luz pode implicar em algumas consequências, como a suspensão do fornecimento. 

De acordo com a Cemig, quando o pagamento não é realizado, o consumidor recebe na conta seguinte a informação de que há débito vencido e não pago. A informação está em destaque na fatura, no campo “reaviso de contas vencidas”.
— É importante que o consumidor, ao receber a conta, verifique esse campo para identificar possíveis notificações de débitos pendentes. Observar essa informação na conta de luz pode evitar aborrecimentos e custos adicionais ocasionados pela suspensão do fornecimento de energia — informa o agente comercial Rogério Felisbino. 

Caso a conta não seja quitada em até 15 dias após a notificação, a unidade consumidora passa à condição de corte e pode ter o fornecimento de energia suspenso a qualquer momento. 

— Os consumidores podem informar à Cemig quando o pagamento é realizado após o vencimento da conta de luz e evitar a suspensão do fornecimento por esse motivo. Basta entrar em contato com a empresa por meio de uma agência ou posto de atendimento Cemig Fácil e apresentar a conta quitada. É importante ressaltar que agendamento bancário não caracteriza a efetividade do pagamento e, portanto, não é comprovante de pagamento — esclarece Rogério.
Renegociação

Segundo a Cemig, a companhia oferece negociação permanente aos consumidores que se encontram em situação de inadimplência e realiza campanhas de negociação de débitos com condições e facilidades diferenciadas que permitam os consumidores quitarem seus débitos. De acordo com a companhia, a última campanha de negociação realizada pela empresa foi concluída em fevereiro deste ano e alcançou mais de 80 mil consumidores.
Religação

Para ter o serviço de volta após quitar os débitos existentes, basta o consumidor entrar em contato com a Cemig para informar a quitação da dívida e solicitar a religação da energia. Caso queira negociar o débito, o cliente deve se dirigir a uma agência ou posto de atendimento Cemig Fácil. Feita a negociação da dívida à vista ou pagamento da entrada, em caso de parcelamento, a energia pode ser religada.
Conta

A perda ou extravio da conta é uma causa recorrente para a não quitação das contas de energia. Para reduzir esse risco, a Cemig disponibiliza o envio da conta por e-mail. A adesão é gratuita, basta que o cliente comunique à empresa essa opção. O código de barras para pagamento e a segunda via da conta podem ser obtidos pelo Cemig Atende, no site www.cemig.com.br e aplicativo disponível para smartphones e tablets.