domingo, 1 de abril de 2018

"DISK DENÚNCIAS" É A MAIS IMPORTANTE FERRAMENTA NO COMBATE AO CRIME

Estádios de futebol reforçam importância de denúncias anônimas ao 181



A campanha lembra o cidadão presente nos estádios do anonimato garantido quando se faz uma ligação ao 181. Com exemplos de situação do cotidiano, alerta para o fato de que uma simples informação sobre a movimentação estranha de carros pela vizinhança ou da suspeita de venda de drogas perto de sua casa pode ajudar o trabalho das polícias, salvar vidas e evitar a prática de crimes.
Para potencializar o 181 usando as veiculações nos estádios, a Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais (Comovecc), da Sesp, conseguiu a produção e os direitos de imagem do vídeo, criado voluntariamente pela agência de publicidade Leo Burnett, através da parceria com o Instituto Minas Pela Paz.
Já a veiculação do material, foi acordada com as administradoras dos estádios, Minas Arena e Arena Independência, que irão veicular a campanha, gratuitamente, durante os jogos.
Disque Denúncia
O 181 completou 10 anos de atuação em Minas Gerais e já registrou mais de 770 mil denúncias. É um gol de placa dos mineiros, que auxiliam as forças de segurança na elucidação de diversos inquéritos policiais e estimulam a instauração de outros, além de atuarem conjuntamente na prevenção de tragédias, como incêndios em estabelecimentos comerciais, ao denunciar os locais que estão em desconformidade com as normas de proteção.    
Na última década de atuação foram mais de 33 toneladas de drogas retiradas de circulação por meio das denúncias anônimas. Destas, quase 12 toneladas somente de cocaína, maconha e crack.
Também é contabilizada a retirada de 18 mil armas de fogo, como fuzis e submetralhadoras, do poder de criminosos. Além disso, nestes dez anos foram mais de 167 mil conduções, prisões, apreensões e ou recapturas, conseguidas por meio da ajuda do cidadão, que é quem faz a ligação.
O subsecretário de Integração de Segurança Pública, Danilo Emanuel Salas, ressalta a importância do programa coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), mas desenvolvido com total parceria da Polícia MilitarPolícia CivilCorpo de Bombeiros e Minas pela Paz. “A participação da população, que traz denúncias para o 181, fortalece a cidadania, prevenindo e combatendo os crimes no estado”, destaca Salas.
Dê: Agência Minas