quinta-feira, 25 de junho de 2020

BALANÇO DO PRIMEIRO DIA DE FISCALIZAÇÃO DE BARES E RESTAURANTES DE VARGINHA

A fiscalização dos bares e restaurantes foi praticamente até à meia-noite dessa quarta-feira, 24. A ação é realizada por fiscais da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Varginha juntamente com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar.

Muitos dos estabelecimentos não estão respeitando o Decreto Municipal que determina encerrar o atendimento presencial às 22h, sendo que depois desse horário só pode haver delivery e drive thru.

Primeiro, a comitiva da fiscalização foi aos locais de denúncias e depois por onde ia passando e vendo irregularidades foi atuando. Foram 26 estabelecimentos visitados em oito bairros e lavradas seis multas. Um bar foi interditado por apresentar risco eminente à saúde, não continha álcool gel e sequer alvará de funcionamento, sendo que já havia sido notificado quanto a esse procedimento.

 

Motivos recorrentes:

- proprietário e/ou funcionário sem máscara;

- falta de cartaz informando quantidade máxima de clientes no estacionamento;

- falta de distanciamento entre clientes;

- clientes não consumindo e sem máscara;

- mais de duas pessoas por mesa;

- falta de distanciamento entre as mesas;

- não disponibilização de álcool gel para clientes;

- falta de alvará de localização e funcionamento;

- não cumprimento do horário máximo de funcionamento até 22h.

 A fiscalização nos bares, restaurante e estabelecimentos afins prossegue, por determinação do prefeito Vérdi Lúcio Melo. “Percebemos que muitas pessoas não estão cumprindo as determinações quanto à prevenção ao coronavírus e já definimos uma série de ações para lembrar as pessoas quanto a responsabilidade de cada uma nesse cenário da pandemia; não vamos baixar a guarda; o momento é de total comprometimento com a saúde”, afirma Vérdi.

Todas as situações estão sendo acompanhadas pela Prefeitura como supermercados que recebem praticamente diligências diárias. Lotéricas, agências bancárias, ônibus e outros locais – inclusive na zona rural - que não estão em conformidade com o Decreto Municipal já estão na mira dos fiscais que poderão chegar nos estabelecimentos a qualquer momento.

CARRO DE SOM

Outra medida adotada pela Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é a circulação de carros de som pela cidade. A mensagem lembra a população de medidas que já deveriam ter se tornado hábito como o uso correto da máscara (cobrindo nariz e boca), higienização frequente das mãos (com água e sabão ou álcool gel), distanciamento mínimo de 2m de outras pessoas e o isolamento social (nada de festas, inclusive nos quintais das casas), e saia somente se for indispensável.

MAIS AÇÕES

A Prefeitura faz a desinfecção diariamente em locais de grande circulação de pessoas como no ponto central e tendas da Praça Getúlio Vargas e frequentemente em outras áreas como nos quatro hospitais da cidade (Bom Pastor, Regional, Varginha e Humanitas). Nessa quinta-feira, a programação inclui os bairros São Geraldo, Pinheiros e alto da Vila Paiva.

Agentes da Vigilância Ambiental abordam as pessoas nas tendas da Praça Getúlio Varginha para reforçar a prevenção quanto ao coronavírus.

 Foram instalados três lavados públicos (próximo à UPA, na Praça Getúlio Vargas e na esquina do Calçadão com a Rua Presidente Antônio Carlos), onde as pessoas podem lavar as mãos com facilidade.

 Com várias medidas de prevenção à pandemia da Covid-19, a Prefeitura espera a participação da população, que deve fazer a sua parte.