Corporação, membros da Defesa Civil e agentes ambientais estiveram no local nesta segunda-feira (1º). Receio era de que rompimento de barramento ocorrido no sábado ocasionasse um novo desastre em outra estrutura a jusante
Barragem se rompeu no sábado, em Perdizes, interior de Minas(foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros) |
O temor das autoridades era de que esse desastre ocasionasse uma nova ruptura, desta vez da Barragem do Pântano.
Tanto a barragem ameaçada quanto a que se rompeu estão localizadas na Fazenda Água Santa, uma lavoura de batatas em Perdizes.
Segundo os bombeiros, o nível d’água na represa do Pântano rebaixou nesta segunda.
Ainda com o rebaixamento, a corporação informou que foram executadas medidas de reparação do solo por causa da erosão causada pelo rompimento de sábado. Essas ações, segundo os bombeiros, continuam nos próximos dias.
A corporação também esclareceu que as atividades na lavoura de batatas “segue sendo retomada após aval dos órgãos ambientais”.
Servidores do Núcleo de Emergências Ambientais, da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais, já estiveram em Perdizes. O mesmo vale para agentes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e oficiais da Polícia Militar de Meio Ambiente.
Fazenda Água Santa se manifesta
A Fazenda Água Santa, proprietária da barragem, afirmou que acompanha de perto o trabalho do Corpo de Bombeiros na avaliação das causas e consequências do ocorrido.
Veja abaixo a íntegra da nota emitida pela Fazenda Água Santa