Para atender a população, ficou decidido que em locais onde houve redução de ônibus uma vez que o comércio abre atualmente em novo horário, mas que outros trabalhadores se sentiram prejudicados, vão contar com mais veículos. É o caso, por exemplo, da linha do Sagrado Coração que ganhou ônibus reservas para manhã e tarde e também finais de semana. A linha Campos Elíseos tem um itinerário extenso, por isso tem ônibus só em horários de pico, pois não há demanda. Já a linha 20 - Santa Maria tem ônibus rodando na parte da manhã também devido ao extenso trajeto, sendo que os bairros estão sendo pela linha 06.
“Com o pedido maciço para não haver aglomeração, não está tendo demanda para os ônibus. Antes da pandemia o público que utilizava o transporte coletivo era 30.000 /dia, sendo que esse número caiu atualmente para 9.000/dia”, explica o chefe da Divisão, Gledston Cardoso.
Outro assunto abordado foi a abordagem que motoristas de aplicativos e até mesmo taxi estariam fazendo nos pontos de ônibus convencendo as pessoas a irem de carro.
Idoso
Na reunião também foi destacada outra mudança sofrida no transporte coletivo nessa pandeia que é em relação aos idosos que utilizam a gratuidade que agora tem horários específicos para pegar o ônibus, justamente para que não usem esse meio de transporte durante o rush (pico). Cartazes colocados em vários locais informam que esses clientes seniors, atendendo ao decreto municipal, não podem circular das 6h30 às 8h, das 9h30 às 10h30 e das 16h às 19h.
Fiscais
Os seis fiscais da Prefeitura trabalham para detectar irregularidades. Eles circulam em pontos de ônibus das 7h às 11h e das 13h às 17h e também nos horários de pico das 5h30 às 7h, das 11h às 13h e das 17h às 20h. Quando são verificadas deficiências, a comunicação é feita imediatamente à Divisão de Transporte e Planejamento Municipal que toma as cabíveis providências. A Autotrans também tem fiscais que atuam diariamente na prestação de serviços à população.
O prefeito de Varginha, Vérdi Melo, pediu empenho para que essa
prestação de serviço atenda às necessidades da população que depende dos ônibus
coletivos. “Logo vamos começar a remodelar o ponto de ônibus central na Praça
Getúlio Vargas, um anseio da Divisão de Transporte e Planejamento Municipal;
vamos retirar os abrigos atuais e construir uma estrutura que oferecerá mais
conforto, segurança e beleza que a população merece”, adiantou Vérdi.
POR: ASCOM/PMV