03 de novembro de 2025 - 4 min para saber
A região da Mantiqueira de Minas voltou a brilhar no cenário mundial do café ao conquistar o primeiro lugar na categoria experimental da 26ª edição do Cup of Excellence – Brasil 2025, a mais prestigiada competição de qualidade do setor. O anúncio foi feito no sábado (1º), durante cerimônia realizada na Diamond House, em São Paulo, reunindo produtores, exportadores e especialistas de todo o país.
O destaque mineiro ficou com a Fazenda Rio Verde, localizada em Conceição do Rio Verde, que apresentou um café da variedade geisha, uma das mais valorizadas do mundo, alcançando 91,68 pontos. O lote se sobressaiu na categoria dedicada a cafés fermentados por métodos experimentais, segmento que tem crescido entre produtores de cafés especiais pela busca de sabores diferenciados e perfis sensoriais únicos.
O Cup of Excellence, criado em 1999 no Brasil e hoje realizado em 11 países, reconhece anualmente os melhores cafés arábica em três categorias: via seca (natural), via úmida (despolpado) e experimental. Em 2025, além da Mantiqueira, as regiões Cerrado Mineiro e Sul de Minas também saíram vitoriosas.
Na categoria via seca, o título ficou com a Fazenda Aracaçu, de Três Pontas (MG), com um café da variedade arara, que atingiu 90,79 pontos. Já na via úmida, o campeão foi outro arara, cultivado na Fazenda Água Limpa, em Campos Altos (Cerrado Mineiro), que obteve 91,37 pontos.
A edição deste ano teve um marco especial: a criação do título “Lendas da Excelência” (Legends of Excellence), concedido a produtores que mantêm desempenho de destaque e constância na qualidade dos lotes enviados ao longo dos anos. O primeiro brasileiro a receber o reconhecimento foi Luiz Paulo Dias Pereira Filho, da Fazenda Santuário Sul, em Carmo de Minas.
Este ano, o concurso recebeu 615 amostras de café e selecionou 30 lotes finalistas, que obtiveram pontuação igual ou superior a 87 pontos nas provas conduzidas por júris nacional e internacional. Esses cafés serão leiloados em 9 de dezembro, em um evento virtual e internacional, que costuma atrair compradores de diferentes continentes.
Além da BSCA, a competição é organizada pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e pela ACE (Alliance for Coffee Excellence).
A vitória de Conceição do Rio Verde reforça o protagonismo mineiro na produção de cafés especiais e simboliza a força da Mantiqueira de Minas, região reconhecida mundialmente pela altitude, terroir e tradição. Com o resultado, Minas Gerais reafirma seu lugar de destaque como berço dos melhores cafés do Brasil e do mundo.
A lista completa dos vencedores está disponível aqui.
Com as informações do Café Point - Foto: Ilustração/Reprodução/NET