sexta-feira, 7 de novembro de 2025

"INCLUSÃO É DIREITO E COMEÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA": SEDUC REPRESENTA O MUNICÍPIO NO SEMINÁRIO ESTADUAL EM BELO HORIZONTE

Foto:A Secretária Municipal de Educação e Vice-Presidente da UNDIME/MG Juliana de Paula Mendonça, juntamente com as Coordenadoras Pedagógicas da SEDUC, Erika Trombini, Oneida Ferreira e Viviane Aparecida Venâncio

07 de novembro de 2025 - 3 minutos para saber

A Secretária Municipal de Educação e Vice-Presidente da UNDIME/MG, Juliana de Paula Mendonça, juntamente com as Coordenadoras Pedagógicas da SEDUC, Erika Trombini, Oneida Ferreira e Viviane Aparecida Venâncio, representaram o município de Varginha no Seminário Estadual de Educação Inclusiva e Educação Infantil. O evento, promovido pela Undime Minas Gerais, reuniu cerca de 600 educadores e dirigentes e se destacou por fortalecer o regime de colaboração com a SEE/MG e a UNDIME.

O Seminário concentrou-se no compromisso com a equidade e na celebração do lançamento do calendário letivo unificado entre as redes. Os painéis abordaram temas cruciais, como a reflexão sobre a Educação Infantil, o alerta contra a patologização da infância e a defesa de ambientes pedagógicos mais afetivos. O tema da inclusão foi central, sendo amplamente explorado como um direito com a apresentação do novo Decreto que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva (PNEEI), além de debates sobre o acolhimento dos estudantes com deficiência, e a relevância da saúde ocular no aprendizado.

A Secretária Municipal de Educação e Vice-Presidente da UNDIME/MG, Juliana de Paula Mendonça, ressaltou a importância do seminário:


"A inclusão é, acima de tudo, uma questão de direito e de respeito, e ela começa na Educação Infantil, na Primeira Infância", destacou .

"A inclusão é, acima de tudo, uma questão de direito e de respeito, e ela começa na Educação Infantil, na Primeira Infância. Participar ativamente deste Seminário, ao lado de gestores e parceiros, reforça nosso compromisso em traduzir as melhores práticas para a nossa rede, garantindo que cada estudante tenha seu potencial plenamente desenvolvido em um ambiente de acolhimento e equidade."

A presença dos representantes da SEDUC neste fórum reitera o alinhamento estratégico do município com as pautas mais urgentes da educação mineira, visando a construção de uma educação municipal cada vez mais humana, inclusiva e de excelência.

COM: ASCOM/PMV