05 de novembro de 2025 - 3 minutos para saber
A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor de Vigilância Ambiental , informa sobre a intensificação das atividades de controle do Aedes aegypti.
O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) classificou o município na categoria de Baixo Risco de Infestação. Contudo, a análise detalhada dos dados identificou uma vulnerabilidade pontual: o Bairro Pinheiros registrou a maior concentração de focos do vetor.
Em resposta a este dado técnico, e visando a manutenção do controle vetorial, a Vigilância Ambiental e a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Pinheiros realizarão uma Ação de Educação em Saúde e Mobilização Comunitária.
A intervenção ocorrerá no dia 06 de Novembro de 2025, com dois turnos: 08h00 e 15h00. O foco da ação é levar informação e educação para eliminação imediata de criadouros, reduzir o Índice de Infestação e proteger a saúde pública, contando com a colaboração ativa dos moradores.
O Setor de Vigilância Ambiental da Prefeitura de Varginha informa que de 3 a 7 de novembro, será realizado o monitoramento aéreo com drones, em parceria com o Estado, dentro do programa “Voo pela Saúde”.
A ação tem como objetivo identificar possíveis focos do mosquito da dengue em locais de difícil acesso ou onde os agentes de endemias não conseguem entrar.
Os bairros contemplados nesta etapa são: Alto da Figueira, São Geraldo, Sagrado Coração I e II, Vila Andere, Vila Murad, Novo Horizonte, Vila Pinto, Jardim Andere, Jardim Áurea, Corredor São José, Sete de Outubro e Jardim das Oliveiras.
Ao todo, serão mapeados 303 hectares.
Importante: Em janeiro e fevereiro de 2026, outros bairros também serão contemplados pelo programa, ampliando o monitoramento e as ações de prevenção.