13 /11/2025 - 4 minutos para saber
Sua principal força é a capacidade de se adaptar. Ele se alimenta de frutas, insetos, pequenos animais, restos de comida e até lixo nas cidades. Graças a essa flexibilidade, eles conseguem viver em lugares onde muitos outros animais não resistem.
Mas o que pouca gente sabe é o quanto ele é importante para o equilíbrio do meio ambiente. Enquanto se limpa, eles comem parasitas como carrapatos, ajudando a controlar essas populações e reduzindo o risco de doenças. Além disso, ele atua como “faxineiro da natureza”, consumindo carcaças e restos orgânicos que poderiam atrair pragas ou causar contaminações.
Uma de suas peculiaridades mais notáveis é sua capacidade imune em relação ao veneno de cobras. Algumas espécies possuem proteínas que neutralizam o veneno de cobras. E como têm temperatura corporal mais baixa, raramente transmitem o vírus da raiva, ao contrário do que muita gente pensa.
Esses pequenos aliados não são nossos inimigos. Todas as noites, trabalham em silêncio limpando o ambiente, controlando insetos e ajudando o equilíbrio da vida. Cuidar deles é cuidar do meio ambiente e da nossa própria saúde.
Fonte: Curiosidades da terra