quinta-feira, 22 de março de 2018

DUDU OTTONI QUER INFORMAÇÕES SOBRE UBS CENTENÁRIO


Solicitamos as seguintes informações acerca da Unidade Básica de Saúde localizada no Bairro Centenário:
1. O corpo clínico que atua na policlínica acima mencionada é composto por quantos profissionais e quais suas especialidades?
2. É possível fazer acompanhamento pré-natal nessa Unidade Básica de Saúde? Em caso negativo, para qual Policlínica são encaminhadas as gestantes?
3. Pacientes que fazem tratamento contra o diabetes reclamam que a fita usada para medir a glicemia está em falta na rede pública de saúde desde o fim de 2017. A Administração Pública tem conhecimento desse problema? Se sim, há previsão para solucionar o caso?
4. Como e de quanto em quanto tempo é realizado o acompanhamento dos pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica?

                                                                  JUSTIFICATIVA

Não é novidade que pacientes da UBS do bairro Centenário, ao se dirigirem ao posto de saúde em busca de tratamento, são frequentemente surpreendidos pela ausência ou indisponibilidade de profissional e medicamentos do qual necessitam.
Dentre as várias reclamações apresentadas, aponta-se a falta de médico da especialidade ginecologia/obstetrícia. As gestantes informam que não conseguem realizar o pré-natal naquela UBS, tendo muitas vezes que arcar com o pagamento de consulta particular para fazer o acompanhamento.
Outro problema que atormenta os usuários é a dificuldade no acesso aos medicamentos, principalmente dos portadores de diabetes, tendo em vista que desde o fim de 2017 a fita usada para medir a glicemia não é fornecida aos pacientes. A falta desse material na rede pública é preocupante, pois compromete o tratamento de muitas pessoas.
Assim, a fim de obter informações e saber o que efetivamente tem ocorrido, cabe o questionamento acima para prestar esclarecimentos aos munícipes daquela localidade e saber quais medidas serão efetivamente tomadas para solucionar o problema apresentado.
Pelo exposto e considerando a relevância das informações a serem prestadas, solicita o apoio dos nobres pares desta Edilidade para a aprovação desse Requerimento. Por fim, espera que a informação solicitada seja remetida a esta Casa Legislativa na forma e no prazo dispostos na Lei Orgânica do Município, para conhecimento de toda a população varginhense.