A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMEA, monitora diariamente as duas lixeiras instaladas na Praça São Charbel, sendo que as mesmas são lavadas de dois em dois dias. Duas equipes especializadas – uma da SEMEA e outra da Guarda Civil Municipal de Varginha – GCMV - estiveram essa semana no local e constataram que o mau cheiro predominante na área é provocado pelo descarte incorreto e criminoso de óleo usado. Possivelmente moradores ou comerciantes do entorno estão jogando esse dejeto de caixa de gordura nas lixeiras. Um Boletim de Ocorrência foi feito quanto a essa situação.
Quanto às pessoas que rotineiramente estão no local, elas são abordadas pela GCMV em casos que geram perturbação pública ou apresentam algum tipo de ameaça à sociedade. Diariamente, uma equipe da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social – SEHAD - passa pela praça para convidar essas pessoas para a Casa Lar ou para o abrigo. Porém, o que foi constatado é que a maioria dessas pessoas não vive em situação de rua, e tem sim família e casa.
A Prefeitura informa que a Praça São Charbel - que antes era abandonada – foi revitalizada, houve poda e corte de árvores que ameaçavam cair e recebe manutenção diária da limpeza pública e segurança pública visando permanecer um local agradável e sem ameaça à saúde pública e à sociedade. Inclusive, neste próximo sábado, 28, haverá o corte de uma árvore, após constatação técnica do Corpo de Bombeiros de risco de queda sendo acionada a SEMEA para o procedimento evitando assim riscos de acidentes.
A Prefeitura faz um apelo para que o descarte de óleo usado seja feito corretamente, lembra
que existem na cidade, empresas especializadas no recolhimento desse produto
para a destinação correta e ressalta que se houver flagrante desse ato
criminoso, que usará todos os rigores da lei para punir os responsáveis.
COM: ASCOM/PMV