quinta-feira, 5 de novembro de 2020

SÃO THOMÉ DAS LETRAS: CONFIRMADO O PRIMEIRO CASO DE COVID NA MONTANHA

 

Sem revelar sua identidade para preservá-lo, a prefeitura emitiu uma nota afirmando que o paciente que testou positivo, “esteve em viagem a trabalho no município de São Paulo. 

Por estar com sintomas mais leves o paciente encontra-se em isolamento domiciliar”. 

Outros cinco casos suspeitos estão em isolamento e sendo monitorados pelo Departamento de Saúde em São Tomé das Letras.

Na manhã desta quinta-feira, 05/11, às 10h, a Prefeitura de São Tomé das Letras postou em sua página na rede social a atualização do boletim do Departamento Municipal de Saúde informando a detecção do primeiro caso de covid-19 em São Tomé das Letras.

Sem revelar sua identidade para preservá-lo, a prefeitura emitiu uma nota afirmando que o paciente que testou positivo, “esteve em viagem a trabalho no município de São Paulo. Por estar com sintomas mais leves o paciente encontra-se em isolamento domiciliar”.

Ainda de acordo com a prefeitura, “todo procedimento de testagem é feito a partir do aval e monitoramento médico, respeitando o protocolo do ministério da saúde para a realização do teste”.

                                         Casos suspeitos

 Além da notificação do primeiro caso, o boletim aponta também que há outros cinco casos suspeitos, que se encontram em monitoramento e isolamento e aguardam coleta para testes. Ainda de acordo com o boletim, até o momento, outros 43 pacientes testaram negativo para a covid-19 no município.

 A prefeitura informa que o Departamento Municipal de Saúde está trabalhando para esclarecer dúvidas e mais informações sobre a covid-19 na cidade, pelo telefone (35) 3237- 1580.

Reprodução da nota emitida pelo Executivo local na manhã desta quinta-feira.

 


                         Primeiro caso, após seis meses

São Tomé das Letras era uma das três cidades brasileiras que até este mês não havia registrado nenhum caso de covid-19. A cidade que estava fechada para visitação desde março, foi aberta por uma liminar do TJMG, emitida em 15/10, quando a cidade passou a receber visitantes após seis meses fechada.

Houve algumas manifestações na cidade, em prol da abertura, mas também em prol da continuidade do fechamento da cidade à atividade turística. A cidade não possui estrutura para tratar casos de covid.

Apesar do pouco movimento turístico, atualmente, a cidade tem recebido visitantes após a sua abertura, mesmo com restrições a algumas das principais atrações da cidade, que permanecem inativas.

 

POR:  Pepe Chaves / Com informações da Prefeitura de São Tomé das Letras.

- Imagem: Pepe Chaves/Jornal São Tomé Online.