quinta-feira, 10 de março de 2022

ANVISA MANDA RECOLHER LOTE DE FILÉ-MIGNON CONTAMINADO COM SALMONELLA

 


 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta terça-feira (8/3), a venda de um lote de filé-mignon da marca BF Meat, que está contaminado com salmonella. O órgão também solicitou que os produtos sejam recolhidos de forma voluntária, impedindo, assim, a comercialização do alimento. 

A descoberta de contaminação foi feita após análise do Ministério da Agricultura, que identificou a bactéria no lote fabricado em 27 de janeiro de 2022, com prazo de validade para o dia 28 de março do mesmo ano. Após a conclusão da vistoria, a Anvisa publicou no Diário Oficial da União (DOU) a proibição de venda.

No entanto, a publicação no DOU não informa os locais em que o lote contaminado foi distribuído. Caso um cliente veja um pacote do produto contaminado ou já tenha adquirido um, a Anvisa indica que acione a companhia por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) presente no rótulo.

Sintomas

Salmonella é uma bactéria, complexa e de difícil controle, que pode causar infecção em seres humanos. Os sintomas são náuseas, vômito, diarreia intensa, febre, dores na barriga e na cabeça. Em casos mais severos pode apresentar sangue nas fezes e desidratação.

Esses sintomas, dos leves aos mais graves, podem aparecer de 12 horas até 7 dias após a ingestão do alimento contaminado e podem durar de 1 a 3 semanas. Em casos mais simples, o tratamento é repouso e ingestão de líquidos, em outras situações pode ser necessária a prescrição de antibióticos.