Dirigido pelo cineasta vencedor do Oscar, Laurent Witz, ‘Cogs’ conta a história de um mundo construído em um sistema mecanizado que favorece apenas alguns. Segue dois personagens cujas vidas parecem predeterminadas por este sistema e as circunstâncias em que nasceram. O filme foi feito para o lançamento internacional da AIME, uma organização de caridade em missão para criar um mundo mais justo, criando igualdade no sistema educacional.

O curta-animação ‘Cogs’ conta a história de dois meninos que se encontram, literalmente, em faixas separadas e pré-determinadas em suas vidas, e o drama depende do esforço para libertar-se dessas limitações impostas.

“Andar sobre trilhos pode ser bom ou mau. 

Quando uma economia anda sobre trilhos parece que é bom. Quando os seres humanos andam sobre trilhos é mau sinal, é sinal de desumanização, de que a decisão transitou do homem para a engrenagem que construiu. Este cenário distópico assombra a literatura e o cinema ocidentais. Que fazer?  A resposta do curta animação “Cogs”, não pode ser mais clara: o que faz falta é descarrilar. Descarrilas tu, descarrilo eu… Mas, atenção, que descarrilar não é fácil. ”

Assista aqui curta animação “Cogs”, direção Laurent Witz

“Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras: liberdade caça jeito.”
– Manoel de Barros, em “Matéria de Poesia”. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 32.

Ficha Técnica
Título: Cogs – tells the story of a world built on a mechanized
Direção: Laurent Witz**
Animação: Zeilt Productions (ver todos os créditos)
Criação: M&C Saatchi (Sydney)
Música/composição: Olivier Defradat e Clément Osmont
Cantora/Singer: Marion Pejon
Marca/Realização: AIME Global – Let’s change the way the world works
País/ano: Austrália, Junho 2017
* ver no: vimeo

** O diretor deste curta animação, Laurent Witz, ganhou, em 2014, o Oscar de melhor curta-metragem de animação com o filme Mr Hublot.