A determinação da classe social de uma família geralmente leva em consideração vários fatores, incluindo renda, educação, ocupação, estilo de vida e posse de bens.
Porém, as classes baixa, média e alta referem-se a estratos socioeconômicos que categorizam a população com base nesses indicadores.
No entanto, a classe baixa geralmente tem recursos mais limitados, enquanto a classe média possui um padrão de vida moderado, e a classe alta desfruta de maior poder aquisitivo e acesso a serviços e oportunidades privilegiados.
Essas categorias podem variar em diferentes contextos culturais e econômicos. A renda familiar é um indicador significativo, mas não o único. Contudo, pode-se avaliar o nível educacional dos membros da família, o tipo de trabalho que desempenham, propriedades e bens que possuem, além do padrão de vida em geral.
No entanto, algumas pesquisas socioeconômicas, dados demográficos e análises estatísticas têm fornecido informações úteis para entender a distribuição socioeconômica em uma determinada área.
Mesmo com cenários diferentes de vida, você já se perguntou a qual classe social você pertence?
Embora não existam padrões financeiros oficiais que definam oficialmente como funcionam tais categorias, no entanto existem alguns referenciais que são aceitos. Por fim, com base nas pesquisas sociais, trouxemos para você algumas referências de cada classe econômica para você se basear e tentar descobrir se é de classe baixa, média ou alta.
Pessoas de Classe Alta
- Plano de Saúde Especial – (Cobertura diferenciada, acessoa procedimentos estéticos especializados)
- Educação Privada de Alta Qualidade – (Consegue escolher e pagar as melhores instituições de ensino)
- Eventos de Alto Padrão – (Fazem viagens internacionais e frequentar eventos sociais e culturais de alto padrão)
- Propriedades de luxo – (Acesso a imóveis de alto padrão, moradia em condomínio fechado e até mansões)
- Acesso a tecnologia de última geração – (Esse grupo familiar possui acesso a marcas e serviços exclusivos com tecnologia de ponta)
- Empregos de alto nível executivo e empresarial – (Funções com altos salários e cargos de alto nível hierárquico)
Pessoas de Classe Média
- Planos de Saúde mais simples – ( Cobertura mais básica e não depende tanto do serviço público de saúde para se tratar)
- Possui mais poucos bens móveis (Consegue ter um carro popular, tem liberdade de locomoção para trabalho lazer e não depende tanto de ônibus)
- Casa própria – (Tem uma casa própria ou pode escolher entre vários bairros para morar)
- Tem mais lazer e cultura – ( Consegue participar de atividades de lazer e cultura, além de conseguir ao menos uma viagem por ano)
- Mais de uma fonte de renda – (Consegue emprego em setores diversificados para se sustentar)
- Educação privada – ( Conseguem pagar escolas particulares para os filhos, assim como acesso a universidades e cursos técnicos privados.)
Pessoas de Classe Baixa
- Moradia limitada – (Moram em lugares mais precários, no entanto com baixa qualidade de infraestrutura)
- Acesso restrito a serviços de saúde – ( Não consegue pagar um plano de saúde privado e necessita de atendimento integral pela rede SUS)
- Restrições a tecnologias – (Limitações no acesso a dispositivos eletrônicos modernos, como por exemplo, aparelhos celulares e serviços de internet de ultra velocidade)
- Tem menos lazer e cultura – ( Não conseguem participar de atividades de lazer e cultura, contudo, além de impossibilitadas de viagem por dificuldades financeiras)
- Educação limitada – (Dificuldade em acesso a educação de alta qualidade por motivos financeiros)
- Emprego precário – (Renda em trabalhos com baixa remuneração ou empregos informais)
Fonte: Diário Vip