O papa Francisco, de 88 anos, continua sua recuperação no hospital após passar cinco semanas internado devido a uma pneumonia dupla. Em declarações feitas nesta sexta-feira (21), o cardeal Víctor Manuel Fernández, chefe do escritório doutrinário do Vaticano, revelou que o pontífice precisa “reaprender a falar” devido ao uso prolongado de oxigenoterapia de alto fluxo.
“O papa está indo muito bem, mas o oxigênio de alto fluxo seca tudo. Ele precisa reaprender a falar, mas sua condição física geral é a mesma de antes”, afirmou Fernández durante a apresentação de um novo livro sobre poesia do papa.
O cardeal desmentiu rumores sobre uma possível aposentadoria de Francisco, garantindo que o pontífice está se recuperando conforme esperado. Desde que foi hospitalizado, o Vaticano divulgou apenas um curto áudio de sua voz, no qual estava visivelmente sem fôlego e com dificuldade de se expressar, o que gerou preocupações entre os fiéis.
De acordo com a última atualização oficial, a saúde do papa apresenta “melhoras graduais na respiração e na mobilidade”. O Vaticano também confirmou que Francisco não precisa mais de ventilação mecânica noturna, mas segue recebendo oxigênio por meio de um dispositivo nasal.
Ainda não se sabe quando ele poderá retornar ao Vaticano, e Fernández destacou que o papa está aguardando a orientação médica sobre sua alta, especialmente em relação à Páscoa, marcada para 20 de abril.
“Ele poderia voltar, mas os médicos querem ter 100% de certeza porque ele acredita que, com o pouco tempo que lhe resta, ele quer se dedicar inteiramente aos outros, não a si mesmo”, afirmou o cardeal.
Vatican News; Fonte: G1)