quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

GRAFENO QUEBRA LEI FUNDAMENTAL DA FÍSICA: ENTENDA



28/01/2026 | 3 min para saber


Físicos alcançaram o impossível ao transformar o grafeno em um fluido quântico que se comporta como um líquido sem atrito, desafiando um século de ciência estabelecida.

Em uma descoberta revolucionária que desafia 100 anos de física, pesquisadores observaram elétrons no grafeno se comportando como um "líquido quântico perfeito". Em um estado específico conhecido como ponto de Dirac, o material deixa de se comportar como um condutor ou isolante tradicional. Em vez de se moverem como partículas individuais, os elétrons fluem coletivamente como água, mas com uma viscosidade tão baixa que rivaliza com o plasma de quarks e glúons encontrado no início do universo ou no núcleo dos aceleradores de partículas. Esse movimento coletivo permite propriedades antes consideradas impossíveis em materiais de estado sólido, transformando uma única folha de átomos de carbono em um laboratório para a física de altas energias.
A descoberta mais surpreendente foi a quebra completa da lei de Wiedemann-Franz, que tradicionalmente dita que calor e eletricidade devem fluir juntos em metais. Nesse fluido quântico, os pesquisadores observaram uma violação 200 vezes maior do que qualquer medição anterior, já que calor e carga efetivamente seguiram caminhos separados. Além de suas implicações teóricas para a compreensão de buracos negros e emaranhamento quântico, esse comportamento ultra-responsivo pode abrir caminho para uma nova geração de sensores hipersensíveis. Esses dispositivos poderão em breve ser capazes de detectar os sinais elétricos e magnéticos mais fracos com uma precisão sem precedentes.
Fonte: Crossno, J., Shi, J. K., Wang, K., Mannix, S. A., Rarey, A., & Kim, P. (2016). Observation of the Dirac fluid and the breakdown of the Wiedemann-Franz law in graphene. Science.