terça-feira, 21 de novembro de 2017

CURSO DE MEDICINA DEVE DEMORAR PARA SER IMPLANTADO

Curso de medicina deve demorar para ser implantado em Varginha, diz reitor da Unifal Após Governo Federal anunciar que vai suspender a criação de cursos, gestor afirmou que projeto não é de curto prazo.













AApós o Governo Federal anunciar que vai suspender a criação de novos cursos de medicina no país pelos próximos cinco anos, segundo informações do Ministério da Educação (MEC), o reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) afirmou que o projeto continua em Varginha, mas que deve demorar para ser implantado.
"Esse curso de medicina em Varginha foi criado pelo Conselho Universitário em 2015, mas desde aquele momento a gente sabia que uma coisa é a criação pelo conselho e outra é a implementação, o que é mais complicado porque depende de recursos para a contratação de professores, de servidores técnicos. E recursos financeiros para edificações, materiais, etc", explicou Paulo Márcio de Faria e Silva.
Curso de medicina deve demorar para ser implantado em Varginha, diz reitor da Unifal (Foto: Reprodução EPTV)
Segundo o MEC, os cursos que já estão em fase de implantação não serão afetados, mas como em Varginha o projeto ainda estava na fase inicial, a abertura deve ser mesmo adiada.
"Ele continuará sendo um projeto, aguardando que momentos melhores da economia permitam o investimento público voltar a ser feito nas universidades públicas e a gente poder então, se Deus quiser, aprovar e implantar o curso de medicina também em Varginha", completou o reitor.
A Unifal, no entanto, já oferece o curso de medicina em Alfenas. Na cidade, a Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) também conta com o curso.

Além das duas, a nossa região conta com cursos de medicina na Universidade Federal de Lavras, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), em Pouso Alegre (MG), na Faculdade de Medicina de Itajubá e no campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em Passos (MG).


DÊ: G1/EPTV