O instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta sexta-feira, 11, levantamento que mostra condição de empate técnico no segundo turno da disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD) brigam pela preferência dos eleitores da capital mineira.
No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são mencionados pelos entrevistadores, o deputado estadual Engler tem 45% das intenções de voto. Prefeito candidato à reeleição, Noman registra 44,3%. O bloco de nenhum/branco/nulo é composto por 6,8% dos entrevistados, enquanto 4% não souberam ou não quiseram responder.
Os dois estão tecnicamente empatados. De acordo com a empresa responsável pelo levantamento, a margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Dessa forma, a pontuação do candidato do PL poderia ir de 41,5% a 48,5%. O político do PSD, por sua vez, poderia ir de 40,8% a 47,8%.
O instituto também apresentou dados do cenário espontâneo, quando não se apresentam os nomes do políticos que seguem na disputa. Nessa parte, o político do Partido Liberal contabiliza 29,1%, contra 27,8% do representante do Partido Social Democrático. Mesmo com apenas os dois aptos, 0,9% do público disse que votaria em outro candidato. Do total de entrevistados, 35,3% não souberam ou não responderam. Por fim, 7% compõem o grupo de nenhum/branco/nulo.
Engler e Noman foram para o segundo turno depois de alcançarem 34,38% e 26,54%, respectivamente, no primeiro turno.
Mauro Tramonte (Republicanos) ficou em terceiro, com 15,22% dos votos válidos.
Dados do levantamento do Paraná Pesquisas em Belo Horizonte
A equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores em Belo Horizonte. As entrevistas ocorreram de 7 a 10 de outubro.
Fora a já mencionada margem de erro, que é de 3,5 pontos porcentuais, o levantamento conta com grau de confiança de 95%.
O instituto informa, por fim, que o material conta com registro no Tribunal Superior Eleitoral. O código MG-02047/2024 é o protocolo de acompanhamento nesse sentido.
Fonte: Revista Oeste