18/12/2023
Participar de uma maratona de consumo de álcool em uma única noite é mais prejudicial à saúde do que ingerir a mesma quantidade ao longo do tempo, revela uma nova pesquisa.
O estudo, conduzido por pesquisadores do University College London (UCL), Royal Free Hospital, e das universidades de Oxford e Cambridge, analisou padrões de ingestão de álcool, concentrando-se em como as pessoas bebem, em vez de apenas na quantidade consumida.
Os cientistas examinaram dados de 312,5 mil adultos provenientes do UK Biobank, investigando a existência de evidências de aumento do risco de doença hepática com base nos hábitos de consumo, além de fatores genéticos e diabetes.
Embora seja sabido que o "binge drinking" (consumo excessivo em um curto período) é prejudicial à saúde, esta pesquisa é a primeira a comparar esse padrão com outras formas de consumo de álcool. Os resultados indicam que realizar uma maratona etílica em uma única noite, mesmo que uma vez por semana, é mais prejudicial do que distribuir a mesma quantidade de álcool ao longo do mesmo período.
Os participantes foram divididos em quatro grupos de consumo médio de álcool: aqueles que bebem dentro dos limites recomendados (menos de 24g para mulheres e 32g para homens), acima do limite mas abaixo do binge (24g a 48g para mulheres e 32g a 64g para homens), binge (48g a 72g para mulheres e 64g a