segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

CONHEÇA A FASCINANTE HISTÓRIA DO SURGIMENTO DAS BOLAS DE NATAL: DA MAÇÃ À TRADIÇÃO MUNDIAL

Lojas entregam árvores de Natal decoradas em diversos estilos

18/12/2023

  As festividades de dezembro são inseparáveis das tradicionais bolas de Natal, elementos decorativos que hoje adornam árvores, mesas e diversos espaços festivos. Mas como e onde surgiu essa tradição que encanta o mundo? 

Inicialmente, essas bolas não eram bolas, mas sim frutas. Com o tempo e por questões práticas, essas frutas deram lugar a esferas de vidro e, posteriormente, de plástico, devido à sua facilidade de produção. Embora as bolas de Natal possam ser encontradas em diferentes ambientes decorativos, sua origem remonta à árvore de Natal. A tradição é atribuída a São Bonifácio de Mogúncia, que, por volta do século VII, decorou um carvalho em homenagem a Thor, o deus do trovão na mitologia nórdica. 

Essa tradição evoluiu ao longo dos anos, transformando-se no pinheiro de Natal, inicialmente decorado com maçãs que representavam tentações. Hoje, as bolas simbolizam os dons divinos, como sabedoria, compreensão e piedade, segundo a fé cristã. A tradição das bolas natalinas foi resgatada no século XX, na França, mais precisamente em Goetzenbruck, onde as primeiras bolas decorativas surgiram devido a uma seca que impediu a ornamentação com frutas. Um soprador de vidro local teve a ideia de criar bolas, imitando o formato da maçã, tornando-se um símbolo natalino. Infelizmente, por volta de 1960, as bolas de vidro foram substituídas por versões de plástico devido ao aumento do consumismo em massa, sendo mais econômicas de produzir. 

No início, as árvores de Natal eram adornadas com maçãs vermelhas que simbolizavam as tentações de Adão e Eva, além de velas que representavam a luz de Cristo. No entanto, esses elementos foram gradualmente substituídos por bolas de vidro pintadas à mão e, posteriormente, por versões de plástico com tinta, fitas e glitter. As velas também deram lugar a luzes artificiais, moldando a estética natalina contemporânea. 

 Embora a tradição tenha origens na Europa, no México, três cidades mágicas se destacam na produção dessas esferas encantadoras: Chignahuapan e Atlixco, em Puebla, e Tlalpujahua, em Michoacán. Com a chegada dos espanhóis, a tradição da árvore de Natal foi introduzida no país, e artesãos locais dedicam-se a criar esses elementos decorativos durante todo o ano. A Feira da Esfera, realizada em novembro, permite que as pessoas antecipem suas compras natalinas e decoem suas árvores com antecedência, celebrando a magia das festas.

REDAÇÃO