segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

NOVO RECURSO BLOQUEIA CELULAR ROUBADO DE FORMA MAIS RÁPIDA: ENTENDA A INICIATIVA DO GOVERNO

 

 Celular roubado: saiba o que fazer e como pedir restituição de | Geral

 

18/12/2023

O anúncio do lançamento de uma medida para bloquear de forma mais eficiente celulares roubados ou furtados foi feito pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, no último sábado (16), por meio das redes sociais. A iniciativa, que recebeu o nome provisório de "Celular Seguro", está programada para ser iniciada na próxima terça-feira (19).

Cappelli compartilhou a novidade em sua conta no X (antigo Twitter), enfatizando que a proposta visa transformar os celulares roubados em dispositivos inúteis com apenas um clique. O "Celular Seguro" contará com um aplicativo e um site, nos quais os usuários poderão cadastrar antecipadamente seus dispositivos, permitindo que, em caso de furto ou roubo, pessoas de confiança possam bloquear o aparelho.

O Ministério da Justiça será responsável por disponibilizar o serviço, coletando informações relevantes para o aplicativo e comunicando aos participantes quando necessário. A iniciativa é realizada em colaboração com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a ABR Telecom (responsável pelo recebimento das comunicações para bloqueio do terminal telefônico) e os bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Inter e Sicredi.

Cappelli, em uma reunião anterior com representantes das operadoras de telefonia, destacou que a proposta já tinha o apoio dos bancos e da Anatel. O objetivo declarado é permitir que as vítimas de furto ou roubo possam bloquear rapidamente seus dispositivos, linhas e aplicativos bancários com um único clique, evitando burocracia e facilitando o processo para os usuários. 

O secretário-executivo ressaltou a importância de agilidade nesse contexto, evitando que as vítimas fiquem prolongadamente na central de atendimento após terem seus celulares roubados ou furtados.