Brasília, 08 de dezembro de 2023 - O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (7 de dezembro) que a funcionalidade Pix automático entrará em vigor a partir de 28 de outubro de 2024.
A nova modalidade do Pix automático oferecerá uma gama de possibilidades, permitindo pagamentos automáticos para serviços públicos (água, luz, telefone e contas domésticas), assinaturas de serviços (internet, streaming, portal de notícias), mensalidades (escola, condomínio, plano de saúde) e serviços financeiros (parcelamento de seguro, empréstimo, consórcio).
Outra opção que será disponibilizada é o Pix agendado recorrente, destinado a pagamentos entre pessoas físicas. Essa modalidade abrangerá transações como mesadas, doações, aluguel entre pessoas físicas e pagamento de serviços recorrentes, como diarista, terapia e personal trainer.
Assim como o Pix tradicional, o Pix automático não acarretará tarifas para pessoas físicas. Já para pessoas jurídicas, a possibilidade de cobrança estará sujeita a negociação.
A implementação do Pix automático será compulsória para clientes pessoas físicas. No caso de empresas, ficará a critério das instituições financeiras decidirem se desejam oferecer o produto aos seus clientes. Essa iniciativa busca proporcionar maior flexibilidade e praticidade nas transações financeiras do dia a dia.
DA REDAÇÃO