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01/12/2023 -
Em São Paulo, a transmissão futebolística anotou 9,3 pontos de média, o equivalente a pouco mais de 1,8 milhão de espectadores por minuto --a pesquisa descarta as cidades paulistas que não pertencem à região metropolitana. Um dia antes, reprisando filmes e novelas brasileiras, o ibope ficou acima dos 12 pontos. Um tombo considerável, que ajudou a Record a ficar alguns minutos em primeiro lugar no ranking da TV aberta.
A Globo está fazendo a parte dela para popularizar o futebol feminino. Muitos jogos de torneios nacionais e estaduais são exibidos na grade da emissora. A audiência, no entanto, tem deixado a desejar.
COMO É MEDIDA A AUDIÊNCIA DA TV?
A Kantar Ibope Media é a empresa responsável pela medição de audiência na TV brasileira.
Atualmente, a pesquisa abrange treze regiões metropolitanas, a cidade de Manaus e o Distrito Federal. Os números são computados pelo Peoplemeter, um aparelhinho criado na década de 1990 que se assemelha a um decodificador de TV paga.
Além da soma bruta da audiência, estipulada em pontos, a Kantar Ibope Media projeta o share (saiba mais aqui), o alcance (quantos telespectadores são impactados naquela atração, dia, mês, ano ou temporada) e o perfil do público (gênero, renda, idade).
Essas estatísticas são usadas pelas emissoras para a venda de anúncios e ações de merchandising.
VALOR DO PONTO DE AUDIÊNCIA EM 2023
GRANDE SÃO PAULO: 1 ponto = 76.953 domicílios e 206.674 indivíduos
GRANDE RIO DE JANEIRO: 1 ponto = 49.547 domicílios e 125.405 indivíduos
GRANDE BELO HORIZONTE: 1 ponto = 21.065 domicílios e 55.821 indivíduos
GRANDE PORTO ALEGRE: 1 ponto = 16.400 domicílios e 40.253 indivíduos
GRANDE SALVADOR: 1 ponto = 14.059 domicílios e 36.111 indivíduos
FONTE: TBN