sexta-feira, 4 de abril de 2025

ATENÇÃO CENTENÁRIO I: TEM MUTIRÃO DA DENGUE NA SEMANA QUE VEM; CONFIRA ORIENTAÇÕES



04 de abril de 2025 - 1 minuto para saber

A Prefeitura de Varginha, por meio da Vigilância Ambiental, informa que o Mutirão da Dengue na próxima semana será realizado no bairro CENTENÁRIO I a partir, de quarta-feira, dia 09. 

Os moradores devem retirar de suas casas, deixando nas calçadas no máximo até 7h (manhã) todos os materiais inservíveis como móveis velhos, latas, plásticos, pneus, objetos que possam acumular água, dentre outros.

O objetivo é eliminar os depósitos de água parada nos imóveis e terrenos com o recolhimento de todos os materiais inservíveis, no intuito de evitar uma epidemia de doenças transmitidas pelo vetor Aedes Aegypti e demais espécies de mosquitos. 

NÃO serão recolhidos galhos de árvores e entulhos de construção.

COM: ASCOM/PMV

quinta-feira, 3 de abril de 2025

MAIS UMA PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA VAGAS DE EMPREGO 'NO ESPAÇO CIDADANIA' DA CÂMARA DE VARGINHA NESSA SEXTA (04)


03 de abril de 2025 - 02 minutos para saber

Nesta sexta-feira (04), uma representante da empresa de recrutamento RHF Talentos estará no Espaço Cidadania da Câmara Municipal de Varginha, das 14h às 16h, para receber currículos e realizar uma pré-entrevista com candidatos interessados em novas oportunidades de emprego.

As vagas disponíveis são para os seguintes cargos: 

*Operador de Máquina de Café 

*Eletromecânico 

*Auxiliar de Cartório

Os candidatos devem comparecer ao local munidos de currículo e documento pessoal. Caso não possuam currículo impresso, poderão elaborar e imprimir no próprio Espaço Cidadania, que disponibiliza esse serviço gratuitamente.

O Espaço Cidadania fica na Praça Governador Benedito Valadares, 11 – Centro, na Câmara Municipal. Mais informações pelo telefone/whatsapp (35) 3219-4757.

COM: ASCOM/CMV

FUTSAL SUB 17 E ADULTO ESTREIAM COM VITÓRIA NA LIDARP

FOTO: EQUIPE SUB 17 - ASCOM/PMV/SEMEL



03 de abril de 2025 - 2 minutos para saber

A equipe de Futsal Sub 17 da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL – de Varginha estreou na Liga Desportiva do Alto Rio Pardo – LIDARP. No sábado, 29, a equipe varginhense foi a Paraguaçu e venceu o jogo de estreia contra os donos da casa pelo placar de 6x2 com gols de Yan (2), Jean, Túlio, Igor e Yago. O próximo compromisso será no dia 26 deste mês, em Serrania, contra Cabo Verde e Escola Falcão de Alfenas.

Nessa quarta-feira, 02, a equipe adulta estreou na LIDARP, em Campos Gerais, e também saiu vitoriosa contra a equipe da casa pelo placar de 4x3 com gols de Yan (2), Jean e Kelton. Na próxima, quarta-feira, 09, a equipe adulta vai enfrentar Paraguaçu na casa do adversário. A comissão técnica composta por Juliano de Lima e Victor Hugo parabenizam os resultados e afirmam que as equipes estão focadas em busca de aprimoramento.

FONTE: ASCOM/PMV

HOJE TEM 'SELEÇÃO' PARA VAGAS NO SETOR DE LOGÍSTICA DA 'RH NOSSA' NO ESPAÇO CIDADANIA DA CÂMARA DE VARGINHA ATÉ ÀS 16H30; CONFIRA

O Espaço Cidadania da Câmara Municipal de Varginha divulga uma importante oportunidade de emprego em parceria com a RH Nossa. A empresa realiza um processo seletivo, nesta quinta-feira (03), para diversas vagas no setor logístico.

As oportunidades disponíveis são:

Conferente – 20 vagas

Auxiliar de apoio logístico – 20 vagas

Operador logístico – 5 vagas

Operador de transpaleteira – 5 vagas

Os interessados podem comparecer ao Espaço Cidadania da Câmara de Varginha, onde um representante da RH Nossa estará recebendo currículos nos seguintes horários:

08h30 às 11h00

13h00 às 16h30

É necessário levar documento pessoal e comprovante de residência. Para aqueles que não possuem currículo pronto, o Espaço Cidadania oferece o serviço de confecção e impressão gratuitamente.

O endereço é Praça Governador Benedito Valadares, 11 – Centro. Whatsapp (35) 3219-4757.

COM: ASCOM/CMV

VARGINHA INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA 2025


A Prefeitura Municipal de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa a disponibilidade das doses de vacinas contra a Influenza a partir do dia 3 de abril de 2025.

A vacinação é crucial para os grupos prioritários, pois reduz significativamente o risco de complicações e internações. É fundamental que os grupos prioritários sejam vacinados para garantir a proteção contra a Influenza.


Grupos Prioritários para Vacinação: 

 Grupo de Rotina: 

 * Pessoas com 60 anos ou mais

 * Crianças de 6 meses a 5 anos

 * Gestantes


 Grupo Especial: 

 * Puérperas

 * Trabalhadores da saúde

 * Professores do ensino básico e superior

 * Pessoas com doenças crônicas

 * Profissionais das Forças Armadas

 * Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento           

 * Funcionários do sistema de privação de liberdade 

 *  Pessoas com deficiência permanente

 * Pessoas em situação de rua

 * Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso

 * Caminhoneiros

 * Trabalhadores Portuários

 * Trabalhadores dos Correios


O imunizante será disponibilizado em todas as salas de vacina do município.

COM: ASCOM/PMV

PROTEGENDO ELEITORES: STF PROÍBE REVISTA ÍNTIMA EM PRESÍDIOS


Créditos: Agência Brasil

03/04/2025 | 2 min de leitura

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu proibir a revista íntima vexatória nos presídios brasileiros. O julgamento encerrado nesta quarta-feira (2) discutiu que sobre a legalidade da medida que visava evitar a entrada de drogas, armas e celulares para garantir a segurança nas prisões.

De acordo com os ministros, o procedimento feito de forma vexatória é inadmissível. 

Também ficou definido que provas obtidas por meio desse tipo de revista são ilícitas, menos se houver decisão judicial específica autorizando a medida, além do uso de tecnologias, como scanners corporais, esteiras de raio-X e detectores de metais.

O STF estipulou o prazo de 24 meses para que todos os presídios instalem os equipamentos, que devem ser comprados ou locados pelos Estados e União, por meio dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional e do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Será possível impedir a realização da visita, de forma fundamentada e por escrito, em caso de fortes indícios de que o visitante esteja ocultando itens proibidos, como drogas, armas e outros objetos perigosos no corpo.

Excepcionalmente, na impossibilidade ou inefetividade dos aparelhos e havendo concordância do visitante, a revista íntima pode ser realizada, desde que em local adequado e por pessoas do mesmo gênero, preferencialmente profissional de saúde em caso de desnudamento e exame invasivo.

O agente público ou profissional de saúde que cometer excessos ou abuso deverão ser responsabilizados.


MAIS UM RECORD DE LULA: FILA DO INSS SE APROXIMA DOS 3 MILHÕES DE SOLICITAÇÕES DE BENEFÍCIOS; DADOS SÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA

 

Foto: Ilustração/NET

03/04/2025 | 5 min de leitura

A fila de espera do INSS fechou 2024 com 2,042 milhões de pedidos de benefícios previdenciários e sociais, atingindo o maior número já registrado no governo Lula. 

Os dados, que fazem parte do boletim oficial do Ministério da Previdência, são de dezembro, mas só foram divulgados agora, em abril.

Em dezembro do ano passado, exatamente 2.042.016 de requerimentos de benefício e de perícia médica estavam pendentes no INSS em todo o Brasil. É o maior número de requerimentos aguardando análise em todo o governo Luiz Inácio Lula da Silva, que na campanha prometeu acabar com a fila.

Dessa forma, os dados mostram um crescimento na fila, já que em novembro eram 1.985 milhão. 

Não foram atualizados o número de requerimentos na fila, janeiro, fevereiro e março.

O mecanismo dispensa a realização de perícia médica para afastamento até 180 dias e com isso, o INSS não precisa pagar o benefício de forma retroativa à data do pedido.

Em dezembro de 2023, a fila estava em 1,545 milhão. Em junho do ano seguinte, baixou para 1,353 milhão e depois voltou a subir.

Em dezembro do ano passado, acabou o sistema de bônus a servidores, criado no governo Bolsonaro, para reduzir a fila. O benefício não foi renovado este ano.

Em julho de 2023, o governo Lula permitiu deslocar funcionários para unidades com maior carência no atendimento e recriava o bônus de produtividade aos servidores e médicos peritos. Segundo o INSS, iss fez a fila cair nos primeiros meses do programa. Porém, voltou a aumentar a partir de julho de 2024 até superar a barreira de 2 milhões.

 Recorde no governo Bolsonaro

A fila do INSS atingiu tamanho recorde em junho de 2019, quando chegou a 2,4 milhões. Para enfrentar o problema, além do pagamento de bônus, houve contratação emergencial de aposentados para análise de processos e militares, no atendimento nas agências.

Um dos principais motivos para o crescimento da fila na ocasião foi a falta de pessoal no INSS devido à corrida à aposentadoria. Servidores pediram o benefício em janeiro a fim de incorporar uma gratificação negociada na greve anteriormente.

Fonte: Extra

'BRASIL ASSISTE PASSIVAMENTE À FALÊNCIA DOS CORREIOS', ALERTA SENADOR DA REPÚBLICA

 



FOTO: Ilustração/reprodução

03/04/2025 | 2 min de leitura

Em pronunciamento nesta terça-feira (1), o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) alertou para o risco de falência dos Correios. Pontes destacou que a atual gestão da estatal acumulou prejuízos significativos após anos de resultados positivos.


O senador lembrou que em 2023 o déficit da empresa foi de R$ 440 milhões e, em 2024, chegou a R$ 3,2 bilhões, representando metade dos prejuízos das estatais federais.

“O cenário é dramático. Transportadoras terceirizadas, responsáveis por sustentar a espinha dorsal da distribuição postal no Brasil, relatam mais de 60 dias sem receber pagamentos regulares. Os Correios passaram a pagar parcialmente, 5%, 10%, até mesmo 1% dos valores devidos, sem explicações formais, sem cronograma de regularização, sem qualquer nota oficial ou transparência por parte da presidência da empresa”, afirmou o senador.

Para Pontes, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, precisa prestar contas publicamente sobre a situação da empresa.

Nesta terça, as empresas que prestam serviço de transporte para os Correios deram início a uma paralisação por tempo indeterminado. As empresas reclamam de atrasos nos pagamentos.

Senador quer atuação conjunta para impedir colapso
Pontes quer que o Ministério das Comunicações, o Congresso Nacional e o Tribunal de Contas da União (TCU) interfiram para impedir a paralisação logística da estatal.

O senador também expressou a intenção de convocar uma audiência pública para debater a situação dos Correios.

Fonte: @gazetadopovo

 

BANCOS FECHAM DIA 17 E SÓ ABREM DIA 24 EM ALGUNS ESTADOS: FERIADÃO INÉDITO DE 6 DIAS EXIGE PLANEJAMENTO; CONFIRA

 




Foto: ILUSTRAÇÃO

03/04/2025 | 4 min de leitura

 

Em abril de 2025, um feriadão prolongado inédito trará mudanças significativas para a economia e funcionamento dos bancos em todo o Brasil. 

Por tanto, é essencial que consumidores e comerciantes se preparem adequadamente para evitar transtornos e prejuísos. Planejar as finanças vistoriando boletos e compromissos vai ajudar a minimizar os impactos do fechamento temporário das agências.

Com início na Sexta-Feira Santa, em 18 de abril, e encerramento no feriado de São Jorge, em 23 de abril, esse período exigirá que os clientes bancários se planejem com antecedência para evitar transtornos. Durante esses dias, os bancos adotarão horários especiais, refletindo a necessidade de ajustar suas operações aos feriados nacionais e estaduais.

Quais são os dias de fechamento das agências bancárias?

As agências bancárias não funcionarão nos dias 18, 21 e 23 de abril, que são feriados oficiais. Além disso, o dia 22 de abril, uma segunda-feira, também será um dia sem expediente bancário, seguindo a prática de emendar feriados prolongados. Nos dias 19 e 20 de abril, que correspondem ao fim de semana, as agências já não operam normalmente. Assim, o atendimento regular será retomado apenas no dia 24 de abril.

Como os clientes podem se preparar para o feriadão?
Para evitar inconvenientes, é recomendável que os clientes antecipem suas transações financeiras. Realizar saques, pagamentos e transferências antes do início do feriadão é uma medida prudente. Durante o período de recesso, os serviços de caixas eletrônicos, internet banking e atendimento telefônico continuarão disponíveis, permitindo que algumas operações sejam realizadas mesmo com as agências fechadas.

Impactos Econômicos do Feriadão Prolongado
O feriadão prolongado pode ter impactos variados na economia local. Com as agências bancárias fechadas, algumas transações comerciais podem ser adiadas, especialmente aquelas que dependem de transferências bancárias. No entanto, o aumento no fluxo de turistas e visitantes durante o feriado pode beneficiar setores como hotelaria, gastronomia e turismo, compensando, em parte, a pausa nas atividades bancárias.


URGENTE: PGR MANDA ARQUIVAR PEDIDO DE PRISÃO PREVENTIVA DE BOLSONARO


Foto: PGR Paulo Gonet - Reprodução/NET

03/04/2025 | 2 min de leitura

Nesta quarta-feira, 2, o procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, pediu o arquivamento de um pedido de prisão preventiva contra Jair Bolsonaro.

A notícia-crime foi apresentada pela vereadora Liana Cirne, do PT de Recife, pouco depois do ato do ex-presidente em favor da anistia aos presos do 8 de janeiro, no Rio de Janeiro. De acordo com a parlamentar petista, Bolsonaro incorreu na prática dos crimes previstos no art. 2º, §1º, da Lei n. 12.850/2013 e nos arts. 286, parágrafo único, e 334, do Código Penal.

“A realização de manifestações pacíficas pela concessão do benefício não constitui ilícito penal, bem como não extrapola os limites da liberdade de expressão, que é consagrada constitucionalmente e balizada pelo binômio liberdade e responsabilidade”, argumentou Gonet.

Conforme Gonet, “os relatos dos noticiantes não contêm elementos informativos mínimos, que indiquem suficientemente a realidade de ilícito penal, justificadora da deflagração da pretendida investigação”.

Fonte: Revista Oeste 

quarta-feira, 2 de abril de 2025

ATLETAS DA SEMEL CONQUISTAM MEDALHAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE JUDÔ

02 de abril de 2025 - 3 minutos de leitura

A equipe de Judô da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, SEMEL, participou na última semana (28-30/03) do Campeonato Brasileiro Região III, sediado na cidade de Salvador, BA. Participaram atletas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. 

Cerca de 547 atletas se dividiram nas categorias, sub13, sub15, sub18, sub21 e adulto, masculino e feminino.

Rio de Janeiro tornou-se o estado com mais medalhas nesta edição, conquistando 115 pódios (46 ouros, 40 pratas e 29 bronzes). Em segundo lugar no quadro da região, veio Minas Gerais (79 medalhas - 22 ouros, 23 pratas e 24 bronzes); e em terceiro a Bahia (54 medalhas - 9 ouros, 11 pratas e 34 bronzes).

 A equipe de judô da SEMEL participou com quatro atletas. Diego Vicente sagrou-se vice-campeão na categoria Sub18, leve – 66kg.

Yasmin Alves medalha de Bronze no sub15, meio-leve-44kg.

Erick Costa, também Bronze no sub15 meio-pesado – 73kg.

Daniel Domingues classe Sub13 estreante em competições nacionais, retornou sem classificação. 

Os atletas participaram acompanhados do técnico Lucas Corrêa Reis, que destacou a importância da competição. “Essa disputa classifica a categoria para a etapa final do Campeonato Brasileiro, que será dividido em datas e locais diferentes de acordo com a faixa etária. Estamos felizes com os resultados alcançados”, completou.

O Secretário de Esportes Milton Tavares e o Prefeito Leonardo Ciacci parabeniza os atletas e a comissão técnica por mais essas conquistas para a cidade de Varginha.

COM: ASCOM/PMV

PARCERIA ENTRE A PREFEITURA DE VARGINHA E TERCEIRO SETOR: APOIO AO TRABALHO VOLUNTÁRIO

FOTO: ASCOM/PMV - A FRENTE, O PREFEITO LEONARDO CIACCI E O SECRETÁRIO ANDRÉ WYVER, REUNIDOS COM MEMBROS DO CONSELHO COMUNITÁRIO DA VILA FLAMENGO


02 abril de 2025 - 3 minutos para sabber

A parceria entre a Prefeitura de Varginha e o terceiro setor tem mostrado resultados positivos em Varginha. Exemplo é o Conselho Comunitário do Bairro Vila Flamengo, localizado na Rua Paraná.

Presidido por Juliana Cristina Ribeiro, o Conselho oferece aulas de futebol para crianças visando incentivá-las na prática esportiva e, consequentemente, afastá-las dos riscos sociais. 

As aulas, do time de base da Vila Flamengo ministradas pelo professor Ayran Pazoti são ministradas na quadra poliesportiva do bairro

Apesar da sede ampla, o Conselho enfrentava dificuldades para otimizar o uso do espaço. Foi quando o gerente da Divisão de Relações com a Comunidade, André Wyver Lopes, soube da necessidade da Afeto Gestantes, associação que apoia mamães grávidas em situação de vulnerabilidade, que precisava de um local para armazenar enxovais e realizar atendimentos.

O servidor viu na demanda uma oportunidade para união das entidades.

Com a aprovação do prefeito Leonardo Ciacci, a parceria foi formalizada transformando a sede do Conselho em um espaço compartilhado. A Afeto Gestantes pode agora organizar seus materiais e atender as gestantes, enquanto o Conselho fortalece suas atividades podendo atender sua comunidade com mais esse benefício.

O prefeito Leonardo Ciacci vê a parceria como uma solução para revitalizar Conselhos Comunitários e utilizar espaços públicos de maneira mais eficiente. “É uma ótima maneira de dar vida aos Conselhos e fortalecer ações sociais com reflexos diretos na comunidade local”, afirmou.

André Wyver Lopes reforçou que “a parceria incentiva o trabalho voluntário, permitindo à Prefeitura colaborar diretamente com aqueles que dedicam seu tempo ao próximo”. 

A colaboração entre o Conselho da Vila Flamengo e a Afeto Gestantes demonstra o impacto positivo que a união entre poder público e terceiro setor pode ter na comunidade, beneficiando aqueles que mais necessitam e criando oportunidades de desenvolvimento social.

FONTE: ASCOM/PMV

EM BH: HOMEM ROUBA CARRO DE FUNERÁRIA COM CORPO DENTRO

 

 


 

02/04/2025 | 1 min de leitura

Um ex-funcionário de uma funerária foi preso na manhã desta terça-feira (1º) após furtar um carro funerário com um corpo dentro no bairro Cinquentenário, em Belo Horizonte.

Segundo a Itatiaia, o veículo foi recuperado e o suspeito foi encontrado dormindo em uma casa na mesma rua onde o automóvel foi localizado.

Segundo informações da Polícia Militar, o carro da funerária estava estacionado na porta do estabelecimento quando foi levado pelo homem.

Assim que o furto foi registrado, as autoridades iniciaram as buscas e conseguiram localizar o veículo pouco tempo depois.

A Polícia Civil informou que a perícia oficial foi acionada para realizar os procedimentos necessários e que o suspeito será ouvido.

Mais informações poderão ser divulgadas após a conclusão do depoimento e da investigação.

COM: ITATIAIA

MORAES QUER PRISÃO IMEDIATA DE BOLSONARO: MINISTRO PEDE AVAL DA PGR PARA PREVENTIVA

 


Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

02/04/2025 | 5 min de leitura

O ministro Alexandre de Moraes (STF) mandou a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar sobre a necessidade de prisão preventiva de Jair Bolsonaro. Obtido pela coluna, o despacho foi assinado pelo magistrado no último dia 18/3 ao analisar uma notícia-crime protocolada contra o ex-presidente.

Moraes quer que a PGR avalie se a prisão de Bolsonaro é necessária “a fim de garantir a ordem pública e a instrução processual”. Prisões preventivas duram tempo indeterminado e são decretadas pela Justiça antes mesmo que o réu seja julgado.

Moraes analisa notícia-crime contra Bolsonaro
As solicitações de Alexandre de Moraes à PGR têm como origem uma notícia-crime protocolada por dois advogados que argumentam que Bolsonaro teria tentado “obstruir a Justiça” e “incitar novos atos que comprometam a ordem pública e a estabilidade democrática bem como coação no curso do processo”.

O documento é assinado pela vereadora Liana Cristina, do PT de Recife, e por Victor Fialho Pedrosa. Ao pedir a prisão do ex-presidente, a dupla argumenta que Bolsonaro teria incorrido em irregularidades ao usar as redes sociais para convocar atos pela anistia a réus e condenados no 8 de Janeiro.

“Os chamamentos públicos feitos por Jair Messias Bolsonaro [nos dias 9, 10 e 14 de março] não apenas visam mobilizar sua base política para pressionar o Estado por anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, mas também busca deslegitimar o trabalho do Poder Judiciário e das forças de segurança que atuam na investigação e responsabilização dos envolvidos, inclusive chamando os condenados atualmente detidos de ‘reféns de 8/jan’, em óbvia inflamação de sua base de apoiadores contra os julgamentos ocorridos”, argumentam os advogados.

“O Noticiado [Bolsonaro] cria um ambiente de instabilidade institucional, estimulando seus apoiadores a agir contra as decisões judiciais e trâmites legais estabelecidos pelo ordenamento jurídico brasileiro. Ora, é evidente que o Noticiado consumou o crime de embaraço ou obstrução à ação penal em curso, ao divulgar, por meio das redes sociais, um vídeo convocando a população para participar de manifestações contra o sistema judiciário brasileiro.”

Os argumentos
Veja, a seguir, os argumentos apresentados pelos advogados e que serão analisados pela PGR e por Moraes:

“Ao incitar a animosidade popular contra o Supremo Tribunal Federal — órgão responsável pelo julgamento do processo no qual figura como parte —, o Noticiado [Bolsonaro] não apenas atentou contra o regular andamento da ação penal, mas também buscou, de forma direta e indireta obstaculizar o seu curso legítimo, comprometendo a imparcialidade e a integridade da jurisdição.

A convocação de atos contra a decisão do Supremo Tribunal Federal, em um processo no qual já existem robustas provas relacionadas à tentativa de abolição do Estado Democrático
de Direito, configura de maneira clara uma tentativa de coação no curso do processo. Esse tipo de conduta visa deslegitimar as instituições democráticas, especificamente o STF, e exerce pressão indevida sobre o Tribunal, buscando coagir seus membros a adotarem uma posição favorável ou a se absterem de tomar decisões impopulares.

A continuidade de suas ações por meio da convocação de novas manifestações em prol da anistia dos envolvidos demonstra não apenas ausência de arrependimento, mas a intenção de manter a agenda golpista ativa, em notória continuidade delitiva.


Ao analisar o caso, escreveu Alexandre de Moraes:

“Trata-se de notícia-crime ajuizada por Liana Cristina da Costa Cirne Lins e Victor Fialho Pedrosa em face de Jair Messias Bolsonaro. Narram os Noticiantes que, nos dias 9, 10 e 14 de março de 2025, Jair Messias Bolsonaro “por meio de suas redes sociais e declarações públicas, convocou seus apoiadores para participarem de uma grande mobilização em favor da anistia de indivíduos condenados ou investigados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, a quem chama de “reféns do 8/jan”.

Alegam que, assim agindo, o Noticiado [Bolsonaro] incorreu na prática dos crimes previstos no art. 2º, §1º da Lei nº 12.850/2013 e nos arts. 286, parágrafo único e 334, do Código Penal. Requereram, ao final, a intimação da Procuradoria Geral da República para que se manifeste sobre:

  1. O possível cometimento, pelo Noticiado, dos delitos de obstrução da justiça, incitação de crimes contra as instituições democráticas e coação no curso do processo.
  2. Cabimento da prisão preventiva do Noticiado, nos termos do artigo 312 do Código de Processo Penal, a fim de garantir a ordem pública e a instrução processual.
  3. Aplicação de medidas cautelares, nos termos do artigo 319 do Código de Processo Penal, para restringir a atuação do Noticiado em novas convocações que possam incitar atos antidemocráticos.

É o breve relatório. Decido. Encaminhem-se os autos à Procuradoria-Geral da República para manifestação, no prazo de 5 (cinco) dias. Cumpra-se. Publique-se. Brasília, 18 de março de 2025.”

Apesar do prazo dado por Alexandre de Moraes, a PGR ainda não se manifestou sobre o assunto nos autos.

FCom informações do Metrópoles