30/01/2024
Mais da metade dos estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental no Brasil ainda não dominam as habilidades de leitura e escrita, revela o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
A organização destaca que a pandemia da Covid-19 agravou significativamente o quadro de crianças não alfabetizadas no país.
Antes da pandemia, a taxa de crianças nessa faixa etária que não haviam adquirido a alfabetização já era motivo de preocupação, atingindo 40%. Atualmente, esse índice aumentou para alarmantes 56%. Júlia Ribeiro, oficial de Educação do Unicef, aponta a redução dos dias letivos, a dificuldade de acesso a materiais educacionais e a falta de orientação especializada como os principais fatores que tornam a pandemia um agravante na situação educacional brasileira.
Em junho de 2023, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, um programa que visa implementar medidas para garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do segundo ano do Ensino Fundamental. Além disso, a iniciativa busca combater os atrasos de aprendizagem das crianças do terceiro, quarto e quinto ano causados pelo isolamento social durante a pandemia da Covid-19.
O MEC informou, por meio de nota oficial, que todos os estados aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. De acordo com o Ministério, mais de R$ 620 milhões em investimentos do programa foram aplicados no ano passado.