Funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) marcaram um protesto para sexta-feira (26) em frente à sede da agência em Brasília. A manifestação é contra o que os servidores dizem ser um “desmonte” da reguladora, que completará 25 anos de existência no mesmo dia.
O ato, marcado para começar às 9h, é convocado pelo Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) e pela Associação dos Servidores da Anvisa (Univisa).
De acordo com o presidente do Sinagências, Fabio Rosa, as comemorações dos 25 anos de criação da Agência dividem espaço com a luta.
“O nosso desejo era que numa data tão importante como essa, que marca os 25 anos de criação da Anvisa, uma Agência fundamental para o Brasil, nós tivéssemos mais a celebrar. Hoje, a Anvisa vê a sua sobrevivência ameaçada pela falta de pessoal e por graves problemas de uma gestão que tem desprezado o seu corpo técnico”, afirmou.
Em um comunicado dirigido a todos os servidores da agência em 18 de janeiro, Sinagências e Univisa ressaltaram que não é mais aceitável permanecer em silêncio diante da prevalência da arbitrariedade na gestão de pessoas e nas decisões técnicas da Anvisa.
Fonte: Gazeta Brasil