sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

CÂMBIO AUTOMÁTICO: O QUE PODE ACONTECER COM O CÂMBIO SE AS FUNÇÕES 'P' E 'N' FOREM USADAS DO JEITO ERRADO?

COMO USAR AS LETRAS DO CÂMBIO AUTOMÁTICO? - YouTubeFOTO: ILUSTRAÇÃO/NET


26/01/2024

O câmbio automático está cada vez mais acessível e já equipa cerca de metade dos carros novos vendidos no Brasil.

Muitas pessoas que passaram a maior parte da vida dirigindo carros manuais agora têm a chance de guiar um automóvel sem pedal de embreagem pela primeira vez.

Embora a transmissão automática seja projetada para simplificar a vida e trazer conforto ao volante, ela tem seus macetes: erros facilmente evitáveis são capazes de causar danos graves com o passar do tempo, cujo reparo pode custar uma fortuna.

Confira as orientações para você evitar barbeiragens que lá adiante vão encher o bolso do seu mecânico. Veja cinco exemplos de erros comuns e faça do jeito certo.

1 - Selecionar 'P' ou 'R' com carro em movimento

Ao manobrar, na pressa, é comum o condutor selecionar a opção "R" (ré) com o veículo ainda se movimentando para a frente. Ou acionar "P" (estacionamento), que trava as rodas motrizes, antes de o carro parar completamente.

Mesmo que a "barbeiragem" aconteça a baixa velocidade, com o tempo vai danificando componentes da transmissão automática, como engrenagens - destaca o engenheiro Cláudio Castro, conselheiro da SAE Brasil,

2 - Colocar câmbio em neutro ao parar no semáforo

Motoristas acostumados com veículos manuais têm o hábito de colocar o câmbio em ponto morto ao parar no semáforo ou em congestionamentos.

A prática está correta, pois assim o condutor deixa de manter o pedal da embreagem pressionado durante a parada, preservando o componente.

Contudo, em carros automáticos, a recomendação é outra: o correto é manter o câmbio na posição "D" e o pé no pedal do freio.

"Mantenha na posição "D" com o pé no freio, pois isso mantém o sistema hidráulico pressurizado e os componentes lubrificados. A lubrificação de muitas transmissões automáticas depende da respectiva conexão com as rodas", ensina Claudio Castro.

3 - 'Segurar' veículo na lomba com acelerador

Um erro comum em carros manuais é manter o veículo parado no aclive dosando os pedais da embreagem e do acelerador. A prática detona a embreagem e, se for recorrente, fará com que o item tenha de ser trocado prematuramente.

Automóveis automáticos também são capazes de permanecer parados na lomba sem a necessidade de o condutor acionar os freios: dependendo da inclinação da via, a marcha lenta já é suficiente para "segurar" o carro. Em outros casos, basta colocar uma leve pressão no pedal do acelerador para isso acontecer.

Ainda que veículos automáticos convencionais utilizem conversor de torque, que não sofre desgaste mecânico como a embreagem, mantê-los parados da forma descrita acima é uma "barbeiragem".

O especialista recomenda manter o pé no freio sempre que o carro estiver parado, como em semáforos, independentemente da inclinação da via.

"Dessa forma, o conversor de torque é desacoplado e o motor fica livre, sem gastar combustível".

4 - Fazer motor pegar 'no tranco'

A bateria arriou? Em veículos equipados com câmbio manual, a saída é fazer o motor pegar "no tranco", ou seja: virar a chave de ignição, engatar a segunda marcha, "embalar" o carro e soltar suavemente o pedal de embreagem.

A tática não está livre de riscos, especialmente se a correia dentada se romper: nesse caso, a possibilidade de danificar uma ou mais válvulas é grande.

Existem carros automáticos que, em tese, também podem "pegar no tranco" - segundo Erwin Franieck, da SAE Brasil. No entanto, a prática deve ser evitada.

Ele orienta a posicionar o seletor em "N" e colocar em "D" ou "2" quando o veículo atingir uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. Com isso, o motor deve ligar.

Ao mesmo tempo, o "tranco" força componentes e, se for realizado de forma recorrente, as chances de dor de cabeça aumentam - e muito.

5 - Dirigir automático como se não houvesse amanhã

Muitos acreditam que o câmbio automático não requer manutenção preventiva e essa crença pode gerar prejuízos pesados lá adiante.

Transmissão automática tem engrenagens e outras peças que precisam estar bem lubrificadas, da mesma forma como acontece em veículos manuais.

As especificações e os prazos para a troca do fluido são indicados no manual do veículo e devem ser respeitados. O serviço, inclusive, pode ser antecipado, dependendo das condições de uso do automóvel.

Vale destacar que alguns modelos não trazem a recomendação de troca de óleo, que supostamente dura por toda a vida útil do veículo.

No entanto, isso não significa que a transmissão automática está livre de problemas de lubrificação.

"Pode acontecer algum vazamento, o que reduz o nível do lubrificante, elevando o atrito entre partes internas e elevando a temperatura, que é uma grande vilã quando se trata de carros automáticos", alerta Edson Orikassa.

O especialista destaca que, além da redução no nível, o óleo pode receber algum tipo de contaminação por agentes externos, o que reduz a sua eficiência.

COM: UOL/CARRO