A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou dados que revelam uma queda de 1,9% na produção de veículos no Brasil em 2023. O total fabricado foi de 2,35 milhões de unidades, comparado a 2,37 milhões em 2022. Essa redução abrange a fabricação de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
O último mês do ano, dezembro, também registrou uma queda significativa na produção, com uma redução de 15,3% em comparação a novembro. A fabricação totalizou cerca de 172 mil unidades, englobando carros, comerciais leves, caminhões e ônibus.
A Anfavea destaca que a média diária de vendas em dezembro foi de 12,4 mil unidades, alcançando o melhor resultado mensal em quatro anos. Esse desempenho foi impulsionado pelas locadoras, que emplacaram 75 mil veículos, 30 mil a mais que a média anual, além das promoções dos veículos eletrificados antes do retorno do Imposto de Importação.
Em relação às importações, a Anfavea revela que o Brasil importou 351,9 mil veículos em 2023, registrando um aumento de 29% em comparação a 2022, quando foram comprados no exterior 273,4 mil unidades. A Argentina manteve-se como o principal país vendedor ao Brasil, totalizando 219,9 mil unidades, um crescimento de 11% em comparação a 2022.
No entanto, destaca-se o notável crescimento das importações da China, que enviou 41.966 unidades ao Brasil, incluindo carros a combustão, elétricos e híbridos. Esse número representou um aumento expressivo de 431% em relação a 2022, elevando a participação dos veículos chineses a 12% do mercado de importados no país. Em 2022, a China tinha uma participação de 3%, com 7,9 mil unidades. O México também apresentou um aumento significativo, ficando em terceiro lugar, com a venda de 31 mil veículos ao Brasil, uma alta de 83% em relação ao ano anterior.