sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

MINISTÉRIO DA SAÚDE PUBLICA LISTA DE MUNICÍPIOS QUE RECEBERÃO IMUNIZANTE E CRITÉRIOS PARA VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE

Foto: Reprodução/ Redes sociais
Foto: Reprodução/ Redes sociais

25/01/2024 

O Ministério da Saúde acaba de publicar lista de cidades que receberão a vacina contra a dengue e revelou também que a imunização começará em fevereiro e abrangerá cerca de 500 municípios em 16 estados do país. 

Apesar de ser o primeiro país do mundo a fornecer o imunizante gratuitamente, o Brasil conta com uma baixa quantidade de doses. O Ministério da Saúde receberá pouco mais de 6 milhões de doses, sendo 5,2 milhões compradas do laboratório Takeda e 1,3 milhão doadas. 

A vacinação contra a dengue será realizada em duas etapas, com um intervalo de três meses entre as doses. No entanto, o volume de doses é limitado devido à capacidade de produção. Como resultado, o governo teve que definir critérios de priorização para a vacinação.

O Ministério da Saúde definiu como prioridade a vacinação de pessoas de 10 a 14 anos, pois elas estão entre o público com maior número de internações pela doença. Foram incluídos os municípios de grande porte, que são aqueles com mais de 100 mil habitantes e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2. 

Além disso, as cidades próximas a esses locais também foram incluídas no que o governo chama de “regiões de saúde”. 

O Ministério da Saúde anunciou que a vacinação não será uniforme devido à disponibilidade de doses. As primeiras unidades chegaram ao país no último fim de semana e a previsão é que o volume total de vacinas compradas seja entregue até dezembro.  

O SUS oferecerá 6,2 milhões de doses com a Qdeng ao longo de 2024, mas a vacinação não será em larga escala. Como o imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações, cerca de 3,1 milhões de pessoas poderão ser imunizadas no próximo ano

Fonte: MS