segunda-feira, 1 de julho de 2024

NO FIM DO TÚNEL: CONTA DE LUZ FICA MAIS CARA A PARTIR DE HOJE

 A Gazeta | Conta de luz fica mais cara a partir deste sábado no ES; veja  como economizar

 Por Redação 01/07/2024 | 2 min de leitura

Começa a valer nesta segunda-feira (1º de julho de 2024) a bandeira amarela nas tarifas de energia elétrica. Este patamar, que estará em vigor durante todo o mês de julho, implicará em uma cobrança adicional na conta de luz. O valor extra será de R$ 1,88 a cada 100 KWh (quilowatt-hora) consumidos. Além de pesar no bolso do consumidor, a medida deve impactar o índice de inflação deste mês.

A nova bandeira foi anunciada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) na sexta-feira (28 de junho). A decisão encerrou um ciclo de mais de dois anos de vigência da bandeira verde. O patamar sem cobrança adicional esteve em vigor por 26 meses, de abril de 2022 a junho de 2024, graças às condições favoráveis de geração de energia no país.

Agora, a situação mudou. Segundo a Aneel, as condições para geração de energia estão menos favoráveis. A bandeira amarela foi acionada devido à previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano (em cerca de 50%) e à expectativa de crescimento do consumo de energia no mesmo período.