Em 2025, as exigências para aposentadoria acrescem a idade mínima em seis meses, o que significa que mulheres devem ter, no mínimo, 59 anos, enquanto homens precisam ter 64 anos para serem elegíveis ao benefício. Além disso, a metodologia de cálculo da aposentadoria através do sistema de pontos também apresenta atualizações significativas.
Quais são as novas regras de idade mínima em 2025?

Uma das principais alterações estabelecidas pela reforma é a elevação da idade mínima para aposentadoria. Essa mudança é progressiva e se estende até 2031. Em 2024, as mulheres podiam se aposentar aos 58 anos e meio, e os homens, aos 63 anos e meio. Em 2025, essa idade sobe para 59 anos para mulheres e 64 anos para homens. Esse aumento gradual visa atingir, respectivamente, 62 e 65 anos para mulheres e homens até o término do período de transição em 2031.
O tempo mínimo de contribuição exigido também foi mantido na reforma, sendo 30 anos para mulheres e 35 anos para homens. As regras de transição atuam como um meio-termo entre a legislação antiga e as novas normas, oferecendo um caminho menos severo para aqueles que estavam próximos de se aposentar na entrada em vigor da reforma.