sábado, 25 de março de 2017

IGREJA "TROCA" DE PADROEIRO EM VARGINHA

Igreja que era dedicada a Santa Clara passou a ter São José como padroeiro.


Fiéis da Igreja dedicada a Santa Clara em Varginha (MG) celebraram na manhã deste domingo (19) uma cerimônia com a presença do bispo de Campanha (MG), Dom Pedro Cunha, para alterar o nome da paróquia dedicada à santa. A mudança foi autorizada pelo bispo diocesano depois que fiéis se uniram junto ao padre responsável pela igreja, pedindo que a comunidade passasse a ter como padroeiro São José, santo pelo qual a maioria dos fiéis sempre prestaram grande devoção. Cerca de 400 fiéis participaram da cerimônia.

Cerimônia com a presença do bispo de Campanha (MG), Dom Pedro Cunha (Foto: Ivanise Reis)


O pároco, Padre Cornélio Pereira, diz que a relação da comunidade com São José sempre foi bastante profunda. "Desde que cheguei aqui os paroquianos sempre citavam São José e nunca Santa Clara. Percebi que nas comemorações dele sempre havia um grande número de fiéis, ao passo que nas de Santa Clara, sempre contei com uma participação menor. Foi daí que lancei a ideia de mudar e foi unânime a aprovação da comunidade", contou o padre.
Cerimônia marca mudança de santo padroeiro em igreja de Varginha (Foto: Ivanise Reis)
A história da devoção por São José pelos moradores do bairro Barcelona em Varginha é antiga. Quando a comunidade foi criada, no ano de 1927, com a doação de um terreno por um morador local, os vizinhos decidiram por então homenagear São José. Mas em 2004, com a elevação da igreja em paróquia, a diocese local optou por homenagear os 750 anos do aniversário de morte de Santa Clara de Assis. Na Igreja Católica, paróquia é uma igreja responsável por um determinado número de igrejas vinculadas em sua região.
O padre responsável pela igreja conta ainda que percebia nos moradores do bairro uma identificação maior com o novo santo padroeiro, até mesmo na maneira como a paróquia era reconhecida. "Quando se dizia 'igreja de São José', todos sabiam onde ficava. Quando se dizia 'igreja de Santa Clara', muitos olhavam com olhar de espanto e questionavam onde ficava. Portanto a mudança está sendo resultado da devoção popular. A igreja nasceu como São José e nada mais justo que seja paróquia São José", afirma. 
·          
     Cerimônia com a presença do bispo de Campanha (MG), Dom Pedro Cunha (Foto: Ivanise Reis)

Assim que o padre sugeriu a mudança para o bispo da diocese, que fica no município de Campanha (MG), também no Sul de Minas, a aprovação foi imediata. A data da cerimônia que marcou a troca do santo padroeiro foi  justamente o dia em que se celebra São José, 19 de março.
Para Ivanise Reis, fiel da comunidade, a mudança é a sensação de dever cumprido. Ela lembra que os fiéis mais antigos sempre pediam que a igreja tivesse o nome do primeiro padroeiro. "Nunca tinha presenciado uma cerimônia desse tipo. E tenho certeza. Ela marcou o coração de muitos outros fiéis hoje", disse Ivanise.

FONTE: G1 - * Com colaboração de Bruno de Oliveira