quarta-feira, 29 de março de 2017

NOVA CRECHE DO BAIRRO DAMASCO FOI "ATACADA" POR VÂNDALOS PELA TERCEIRA VEZ

A obra ainda não foi inaugurada e sofre com depredações que causam prejuízos financeiros e sociais a toda a comunidade.





Pela terceira vez desde a retomada da obra em 2014, a creche em construção na Av. Ieda Carvalho Silva, 2220 ,Bairro Damasco, que entrou na fase final, foi alvo de vândalos que invadiram as dependências, quebraram vidros de janelas, arrancaram fechaduras das portas, chuveiros e torneiras de banheiros e sujaram as paredes, causando prejuízos e atrasando a entrega da unidade educacional.

A ação comoveu a todos os envolvidos na obra, que lamentaram o descaso com o dinheiro público e com a educação. "Foi com um profundo sentimento de tristeza que vimos tamanho desrespeito com o bem público através desse ato de vandalismo. Esta creche está sendo aguardada há muito tempo pela comunidade. Temos uma fila de espera longa, muitas mães aguardando essas vagas. É uma obra antiga que passou por paralisações, e foi concluída pela última empresa no ano passado. Mas faltavam, e faltam ainda, a colocação de itens essenciais de segurança como grades e guarda corpo na rampa de acesso e fechando os fundos, pois a creche foi construída num lugar íngreme. Também estamos finalizando a compra do mobiliário para poder, finalmente, inaugurá-la. Esse ato de vandalismo, que depredou as instalações, só vai atrasar ainda mais a entrega da obra, pois temos que repor e reconstruir tudo o que foi destruído, com o agravante de termos que investir novamente recursos em algo que já estava pronto. Recursos estes que poderiam estar sendo utilizados em melhorias em outras unidades. Nesse momento, pedimos encarecidamente o apoio da população, para que nos ajudem a cuidar desse espaço. É um bem público, e a responsabilidade é de todos. Temos feito a nossa parte para poder colocar essa unidade em funcionamento, mas precisamos de todo o apoio possível da comunidade para coibir que novos atos de barbárie como esse prejudiquem tantas famílias que aguardam por uma vaga nesta creche", lamentou a secretária de Educação, Rosana Aparecida Carvalho.

Cronograma da Obra

Iniciada em agosto/2011, pela Construtora Arta Ltda (valor do contrato: R$ 1.569.279,22) a obra foi paralisada em dezembro/2012, por abandono da empresa. Em janeiro de 2014 a atual administração determinou a retomada, pela Construtora Global Ltda, que abandonou a obra em agosto/2014.
Em maio de 2015 a obra foi novamente retomada Construtora Alcântara Ltda.

Atualmente, devido às dimensões do terreno e por suas características, a Prefeitura está realizando obras com recursos próprios para a instalação de itens de segurança para o início do funcionamento da unidade, como a colocação de grades e guarda-corpo, plantio de grama no talude, colocação de vidros que não tinham sido instalados e concretagem do terreno externo à creche, além da colocação de calhas e retirada de goteiras. Também está em fase final a compra do mobiliário e equipamentos para a unidade com recursos via Convênio com o FNDE.