sábado, 5 de outubro de 2019

ASSOCIAÇÃO NIKKEY: CEREJEIRAS JAPONESAS PLANTADAS NA CIDADE UNIVERSITÁRIA

Associação Nikkey realiza plantio de Cerejeiras Japonesas na Cidade Universitária

No dia 04 de outubro a Associação Cultural Nikkey de Varginha (ACNV) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semea), realizou o plantio de cerejeiras japonesas em alguns pontos da cidade para que a população varginhense possa contemplar a beleza dessas árvores no período da florada.
Dentre os locais selecionados pelo projeto, idealizado com o intuito de disseminar a cultura Japonesa no município, a Cidade Universitária do Centro Universitário do Sul de Minas recebeu o plantio simbólico de cerejeiras. A ação contou com a presença do Reitor da Instituição Prof. Me. Stefano Barra Gazzola, do Vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo, do Secretário Municipal do Meio Ambiente Joadylson Barra Ferreira, e do senhor Haruji Miura, especialista no cultivo e plantio das cerejeiras japonesas e responsável pela sua disseminação em vários estados do Brasil.
De acordo com Haruji Miura, a escolha de um ambiente educacional para realizar o plantio das cerejeiras parte da ideia de promover, nas futuras gerações, o pensamento sustentável e a ideia de que é mais positivo, para nós enquanto sociedade, plantar árvores do que cortá-las.

                                                    Associação Nikkey

A criação da Associação Cultural Nikkey de Varginha (ACNV) ocorreu em 2013, tendo como principal objetivo aproximar e resgatar a cultura japonesa e passar para as novas gerações mantendo as tradições existentes de confraternizações, festas comemorativas e eventos culturais.
Atualmente a ACNV possui aproximadamente 77 famílias associadas, que juntas somam 269 pessoas entre brasileiros descendentes e natos que tem afinidade com a cultura japonesa.