quarta-feira, 16 de outubro de 2019

MENINGITE FAZ VÍTIMA FATAL EM VARGINHA: NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE VARGINHA SOBRE PROTOCOLOS DE ATENDIMENTOS PRESTADOS PELA UPA




Varginha /MG, 16 de outubro de 2019.

                                                                                             Of. MEMOVS/SVE/VAR/ nº 0013/2019.

De: Secretaria Municipal de Saúde/Setor de Epidemiologia
Para: Secretário de Saúde/Mário de Carvalho Terra
Assunto: Faz Solicitação


NOTA INFORMATIVA MENINGITE – SITUAÇÃO EM VARGINHA

Esclarecimento: A Secretaria Municipal de Saúde através do Setor de Epidemiologia esclarece nota que está circulando na Rede Social sobre o caso de Meningite.

Ocorrência no município: No dia12/10/19, ocorreu um caso de Meningite, atendida na Unidade de pronto Atendimento – UPA.

                  
        Ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde:

Þ     Encaminhamento das amostras coletadas para o Laboratório de Referência em Belo Horizonte;

Þ     Realizada investigação epidemiológica para obtenção de informações quanto à caracterização clínica do caso (incluindo a análise dos exames laboratoriais) e as possíveis fontes de transmissão da doença;

Þ     A equipe de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde reuniu na segunda feira de manhã para discussão e elaboração de medidas, de prevenção, orientação e ações estratégicas para o controle da doença;

Þ     Reunião com familiares e amigos da falecida sobre medidas a serem adotadas;

Þ     Reunião com demais contatos, junto com o médico Dr. Rafael e equipes da Unidade de Saúde e Secretaria de Saúde, onde após orientações, foi emitida receitas individuais para início da Quimioprofilaxia. Reforçamos que a indicação para quimioprofilaxia nos casos de Meningite é para os contatos íntimos e prolongados.

Contatos próximos são os moradores do mesmo domicilio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório (em alojamentos, quarteis, entre outros), comunicantes de creches e escolas, e pessoas diretamente expostas as secreções do paciente.

Þ     Fornecimento dos medicamentos, liberados pela Superintendência Regional de Saúde – SRS para as pessoas que tiveram contato com a falecida.

Nota: Reforçamos que tais medidas seguem as Normas e Protocolos do Ministério da Saúde – MS e Secretaria Estadual de Saúde – SES, que preconiza ações de prevenção, enfatizando as orientações para os familiares sobre a doença, o seu controle e formas de transmissão.

Indicação da vacina: Em relação à administração de vacinas, somente é indicada em casos de epidemia e surtos da Meningite Meningocócica, o que não está acontecendo no momento em Varginha.



                                                  Recomendações Gerais:

Þ     Procurar os serviços de saúde UPA e Pronto Atendimento sempre que apresentarem sintomas como: dor de cabeça, vômitos, febre alta, rigidez de nuca (pescoço endurecido), manchas no corpo.
Þ     Não tomar medicamento sem prescrição médica, principalmente antibiótico;
Þ     Notificar os casos suspeitos, para o Setor de Epidemiologia.
Þ     Colocar o calendário de vacina em dia, principalmente da criança.

Nota: A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, rotineiramente está monitorando todos os casos das Doenças de Notificação compulsória, inclusive as meningites. Todos os serviços de Saúde, principalmente os PA e UPA, estão em alerta para o diagnóstico dos casos graves da doença, e notificação imediata, conforme preconiza o MS/SES.
Fonte: Guia de Vigilância em Saúde volume: 01 do Ministério da Saúde – 2017.


SOBRE A DOENÇA

Descrição: A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. 
O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade.
A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.

Modo de transmissão:  A meningite de origem infecciosa pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. A transmissão por fômites não é importante.

Manifestações clínicas: O quadro clínico, em geral, é grave e caracteriza-se por febre, cefaleia, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração e confusão mental, sinais de irritação meníngea e outros.
Como se prevenir?
A meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia.
Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e limpos.
Vacinas: estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:
a) Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C: protege contra a Doença Meningocócica causada pelo sorogrupo C;
b) Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
c)  Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo b, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
d) Vacina BCG: protege contra as formas graves da tuberculose e nos casos de meningite. 

Mário Carvalho Terra - Secretário de Saúde
Roseane S. e Silva - Coord. Setor de Epidemiologia