quarta-feira, 16 de outubro de 2019

MENINGITE FAZ VÍTIMA FATAL EM VARGINHA - NOTA À POPULAÇÃO PUBLICADA E CONFERIDA À ADM. DA UPA



Informamos o ocorrido com a paciente S. M. A., aos 12-10-19:

A paciente em questão deu entrada na Unidade as 17h24min, com o quadro de cefaléia, febre, vômito, e erupções cutâneas em membros inferiores, desde o dia 11-10-19. A mesma foi atendida pelo Médico Plantonista, onde foi solicitado exames laboratoriais e hidratação com solução fisiológica, sendo medicada as 17h50min e permanecendo em observação do setor de medicação.

As 19h10min a paciente apresentou confusão mental e surto de agressividade, onde foi encaminhada para Sala de Emergência. Paciente agitada, com hipetermia, dispneica, acianótica, anictérica, com prurido em membros inferiores sendo solicitado a avaliação do Médico Plantonista, as 19h45min, onde o mesmo solicitou a instalação de monitorização multiparametrica, O2, RX, tomografia de crânio e mais exames laboratoriais e internação.
A paciente foi cadastrada no SUSFÁCIL sob o nº 402314286.

As 20h40min a paciente evoluiu com rebaixamento do nível de consciência, Escala de Glasgow 9/15, anisocoria com midríase esquerda fotorreagente, realizado intubação orotraqueal e punção lombar para coleta de líquor. Hipótese Diagnóstica: Sepse? Encefalite? Meningite?

As 21h20min a paciente evoluiu com PCR, realizado RCP sem sucesso. As 22h foi constatado óbito.

A paciente em questão foi atendida de imediato na Unidade, ou seja, ela deu entrada as 17h24min e as 17h50min, já havia passado pelo atendimento médico e estava sendo medicada.

Assim que a paciente apresentou alteração no seu quadro clínico, foi encaminhada diretamente para a Sala de Emergência, recebendo assim todo atendimento necessário.

Segundo informações colhidas do marido da paciente, no dia 11-10-19, ela queixou-se de febre, cefaléia intensa e dor para urinar. Desde então começou a tomar Paracetamol de 2 em 2 horas. A paciente apresentou resistência para ser removida para o serviço de saúde, porém, seu marido chegou na residência por volta das 16h do dia 12-12-19 e observou inúmeras petéquias nos membros inferiores, convencendo a mesma a vir passar por atendimento nesta Unidade. A demora da ida a UPA foi o fator preponderante de um desfecho desfavorável.

Em nenhum momento houve negligência ou imperícia ou imprudência sobre o caso. Deve-se ressaltar que a paciente chegou em estado grave na UPA. 

Ainda para se contrair a doença, não basta estar perto da pessoa, necessariamente deve haver o mínimo de convívio com o paciente fonte  e principalmente com a secreção salivar através de gotículas. Higiene adequada como lavar as mãos antes e após qualquer atividade, manter ambiente bem ventilado podem evitar o contágio.

As vacinas para meningite são aplicadas mediante o cartão de vacinação do SUS no 3º, 6º  e  12º mês de vida.

Os profissionais da Unidade envolvidos no atendimento direto com a paciente em questão, foram medicados, conforme protocolo de meningite.