terça-feira, 12 de março de 2019

INTERNET: 2019 MARCA OS 30 ANOS DA REDE MUNDIAL ATRAVÉS DO PROTOCOLO WORD WIDE WEB OU SIMPLESMENTE WWW.

Protocolo que deu a cara da internet, World Wide Web chega aos 30 anos


Porta de entrada da rede para o grande público, www perdeu hegemonia para os aplicativos
Em 21 de março de 1989, Tim Berners-Lee elaborou o primeiro sistema web, uma proposta de gerenciamento de informação.
O  World Wide Web, simbolizado pelo WWW e traduzido para a língua portuguesa como rede mundial de computadores, designa um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet.

A internet nasceu como um sistema de informações, criado pelos Estados Unidos da América em 1969 e se chamava ARPANET. Em síntese, ele dividia os dados e enviava em pacotes. Depois as informações eram reorganizadas em um computador. Este sistema foi concebido inicialmente para o envio de comunicações em tempos de  guerra e que não podiam ser interceptadas.

Já a concepção de uma rede mundial de computadores, a Web, nasceu no início da década de 1980, no CERN- Organização Europeia para a Investigação Nuclear (Suíça). O projeto, que pouco tinha a ver com os sistemas de hoje, mantinha pelo menos algumas ideias primordiais no campo da semântica. Seu intento original era tornar mais fácil o compartilhamento de documentos de pesquisas entre os funcionário do CERN.

 Tim Berners-Lee publicou uma proposta para a World Wide Web no final de 1990.
Em 21 de março de 1989, Tim Berners-Lee escreveu uma proposta de gerenciamento de informação, que referenciava o ENQUIRE e descrevia um sistema de informação mais elaborado. Nascia ali a primeira concepção de web, uma rede de computadores interligados para o compartilhamento de informações através da internet. Com a ajuda de Robert Cailliau, ele publicou uma proposta mais formal para a World Wide Web no final de 1990.

Em 1990, Berners-Lee  utilizou um computador NeXTcube como primeiro servidor web e também para escrever o primeiro navegador, o WorldWideWeb. No final do mesmo ano, Berners-Lee já havia construído todas as ferramentas necessárias para o sistema: o navegador, o servidor e as primeiras páginas web, que descreviam o próprio projeto. Em 6 de agosto de 1991, ele postou um resumo no grupo de notícias. Essa data marca a estreia da web como um serviço publicado na Internet.

Considera-se que a grande virada da WWW começou com a introdução do navegador Mosaic em 1993, um navegador gráfico desenvolvido por um time de desenvolvedores universitários da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign . Antes de seu lançamento, os gráficos não eram frequentemente misturados com texto em páginas web. A World Wide Web Consortium foi fundada em Outubro de 1994, após Tim Berners-Lee sair do instituto CERN.

Berners-Lee também é responsável pelo desenvolvimento de duas ferramentas indispensáveis para a Internet: o código HTML e o protocolo HTTP.

Dê: AIRBNB