domingo, 10 de março de 2019

MORAL E CÍVICA: MINASUL PROMOVE SOLENIDADE EM HOMENAGEM À BANDEIRA NACIONAL NESTA SEGUNDA (11)



A segunda-feira, do dia 11 de março, será uma data importante para a Minasul. A Cooperativa realizará uma solenidade para homenagem a Bandeira do Brasil. 

De acordo com o presidente da Minasul, José Marcos Rafael Magalhães, “esta é uma empresa Cooperativista com a missão de ser uma entidade de fomento ao Agronegócio, que prestará, com muita honra, respeito e justiça, uma digna homenagem a um dos principais símbolos de nossa Pátria, a Bandeira Nacional”, afirma. O hasteamento solene do pavilhão nacional na nossa matriz, em Varginha, será o primeiro, posteriormente repetido nas 11 sedes filiais”, informa.
Exaltar os símbolos nacionais é valorizar o trabalho dos que cultivam a terra.  “Nossos produtores rurais são soldados guerreiros que sustentam a vida de cidadãos brasileiros e de diversos outros países pelo mundo, trabalhando bravamente sobre a imensa Terra Brasileira. Nossa Pátria amada nos legou esta grande riqueza que queremos honrar e demonstrar sempre nossa gratidão. Para nós, produtores rurais, o solo em que vivemos é sagrado, nossa Pátria é nosso berço e a casa de todo a nação brasileira. Nestes novos tempos, tradição e símbolos são alicerces de uma grande e respeitada nação. Queremos resgatar o civismo e o respeito aos símbolos da Pátria. Nossa casa, nossa terra, nossa Pátria Brasileira”, diz José Marcos.
A solenidade contará com a presença honrosa da banda da Polícia Militar e está marcada para às 8h.

                                                      Sobre a Bandeira Nacional

Ao lado do Hino, das Armas e do Selo Nacional, a Bandeira Nacional é um dos símbolos da pátria brasileira e congrega valores que nos definem como nação livre, soberana e democrática. A Bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República, trazendo em seu cerne os ideais republicanos sintetizados no lema “Ordem e Progresso”.

Projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares, suas cores oficiais são: verde, amarelo, azul e branco. O verde representa as nossas exuberantes florestas tropicais; o amarelo simboliza nossas riquezas minerais; o azul, a imensidão do nosso céu, e o branco a paz, um dos direitos permanentes de toda a nação brasileira. As constelações que figuram na Bandeira Nacional, correspondem ao aspecto do céu, observado no Rio de Janeiro, às 20h30 minutos da data da Proclamação da República - dia 15 de novembro de 1889 – sendo que as vinte e sete estrelas representam os estados e o Distrito Federal.

Nossa bandeira é a única do ocidente que traz uma mensagem escrita. As palavras "Ordem e Progresso", em verde, são uma simplificação do lema positivista "O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim". A Bandeira Nacional é, pois, o retrato do Brasil, parte visível da alma do povo brasileiro.