
Com Deus, você caminhará de cabeça erguida. Olhando para Jacó, vemos que ele tinha o Senhor a seu lado, pelo modo como chegou às terras de seu tio Labão, encontrou Raquel e prosperou sob o comando do parente que não queria que ele prosperasse. Por esses fatos, entendemos que o mesmo pode ocorrer conosco. A mão do Senhor se estende a nós, para realizar as mesmas coisas maravilhosas (Is 59.1).
Não importava aonde Jacó fosse, o Todo-Poderoso o guardaria em suas ações. A Nova Aliança com o homem, sancionada no sangue de Jesus, engloba as promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó. Somos privilegiados por tantas bênçãos entregues a nós, mas a maneira de servirmos a Deus talvez nos impeça de tomar posse delas. Onde temos errado?
Nos anos em que serviu a Labão, o filho de Isaque viu a mão do Altíssimo impedir que ele fizesse mal ao sogro, embora este agisse de má fé. O salário de Jacó foi mudado dez vezes, e as ovelhas que nasciam sempre o faziam prosperar. Quando Labão dizia que as listradas seriam de Jacó, só nasciam listradas. Se o sogro mudava de parecer e afirmava que as malhadas deviam ser o salário do genro, então só nasciam as malhadas. Depois, a conversa mudava para as pintadas, e só nasciam pintadas (Gn 30.25ss).
Quem pode competir com o Senhor, o qual cuida dos Seus filhos, inclusive nos detalhes? Porém, é necessário ir até o fim nas provas dadas por Deus, para se tornar um soldado aprovado. Os assuntos celestiais são direcionados a quem crê no Todo-Poderoso. Portanto, seja fiel em tudo o que lhe for dito por Deus, e você verá que Ele é fiel nas Suas promessas. O Altíssimo Se agradou de nós; logo, cumpriremos a nossa missão com alegria.
Jacó foi à casa de Labão para conseguir a tão sonhada esposa e, mesmo sendo enganado pelo sogro, suportou trabalhar mais sete anos por amor a ela. Então, tendo ouvido que era hora de voltar para casa, Jacó aceitou a orientação e viu que Deus cuidou dele em todas as necessidades para a viagem, enviando Seus anjos para o receberem e orientarem (Gn 32.1). A luta com o anjo no vau do Jaboque provou que o Senhor o amava.
O patriarca dos hebreus sabia que não ficaria sozinho, porque Deus é fiel. Pode parecer loucura o que ele fez ao fugir com toda a sua família. As crianças e o gado não podiam caminhar depressa, e, por andarem a passo lento, o sogro os alcançou. No entanto, o fato de Raquel assentar-se sobre os ídolos do pai não lhe permitiu acabar com Jacó e os seus (Gn 31.34,35). Foi muita provação!
Oração do Dia
Deus infalível nas promessas! Ao sabermos que estás conosco, não temos mais de nos desesperar e temer. O diabo não é páreo para Teu poder. Podemos seguir Teu plano e nada de ruim nos acontecerá. Afinal, é Tua promessa estar conosco continuamente.Não importa aonde nos mandas; Tu nos guardarás do inimigo. Caminharemos a passos lentos, aproveitando o trajeto como turismo e aprendizado. A Tua presença é a garantia de que jamais seremos molestados pelo mal.
Um dia, tornaremos a Ti, e, na terra onde o pecado jamais entrará, nossa luta e nossas necessidades cessarão. Obrigado por estares conosco na caminhada, pois ainda não terminaste de fazer o que nos tens dito. Nós Te amamos pelo que és!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares